maquiagem de festa para pele madura
Reprodução: Catherine Zeta-Jones

Ideias de maquiagem de festa para pele madura

A maquiagem de festa para pele madura exige cuidados e aplicação delicada, além de tons terrosos e pouco brilho.

Publicidade

Fazer maquiagem de festa para pele madura é mais trabalhoso do que criar uma make para pele jovem. Isso porque a pele de alguém com mais de 50 anos tem suas particularidades, que muitas vezes tornam o trabalho do maquiador um pouco mais difícil.

Isso não significa, porém, que não existem boas opções para arrasar em qualquer idade. Veja dicas e inspirações para preparar a pele para uma ocasião especial.

Ideias de maquiagem para pele madura

Os truques para uma boa make de festa não visam parecer mais jovem ou esconder a própria idade, mas sim valorizar o que o rosto tem de mais bonito sem reforçar marcas e sinais do tempo.

Pele perfeita

O destaque da maquiagem para pele madura pode até ser os olhos ou a boca. Se a pele não for bem preparada, no entanto, pode esquecer: o resultado geral fica péssimo. A dica é aplicar um bom hidratante, seguido de primer aveludado e base líquida. Aplique com a ponta dos dedos para espalhar melhor.

Publicidade

O truque agora é verificar se não houve acúmulo de maquiagem nos vincos do rosto. Se sim, remova qualquer vestígio. Finalize com pó de banana para selar a maquiagem, que pode até ter um toque de iluminador para “levantar” a pele.

Quanto ao blush, invista no pêssego ou rosa queimado. Cuidado para não ficar com aspecto de quem tomou um tapa e invista nos produtos matte, para não destacar ainda mais as rugas. Aplique nas maçãs do rosto para disfarçar a flacidez.

Olhos destacados

cílios postiços - reprodução delinearte
Reprodução: Delinearte

A make opaca evita que as linhas fiquem em evidência. Para destacar os olhos aposte em tons rosé ou terrosos, que dão profundidade ao olhar, lembrando de aplicar fixador antes, rímel para dar volume e, se desejar, cílios postiços para alongar os fios.

Cuidado com a lateral dos olhos, onde ficam os pés de galinha! Tons muito escuros ou cílios mais longos nessa região destacam as marcas. No canto dos olhos, os cílios alongados ou cores escuras podem dar impressão de ar cansado.

Publicidade

Há ressalvas quanto ao uso de brilho. A textura cintilante das sombras e batons pode evidenciar ainda mais as linhas de expressão, enquanto brilho e iluminador destacam justamente os pontos que se quer esconder.

Se quiser usar, aplique um pouco no canto dos olhos para criar um ponto de luz e iluminar a maquiagem de festa para peles maduras.

Lábios sedosos e bonitos

Esse ponto varia bastante segundo a cor ou textura ideal. No geral, os batons opacos ou cremosos são mais recomendados para não evidenciar as linhas dos lábios, mas se você passar um hidratante antes pode até usar matte ou cintilante.

Publicidade

Depois de aplicar o batom cremoso, vale também “beijar” um papel e remover o excesso, que pode se acumular nos vincos.

As cores mais recomendadas são as claras, tons de nude ou, no máximo, tons terrosos e vermelho queimado. Porém isso varia muito de mulher para mulher, e nesse ponto é mais importante priorizar a textura do que a cor. Use sempre opaco ou cremoso, independente da cor escolhida.

É importante contornar os lábios com lápis depois de aplicar o batom. Isso dá um acabamento melhor e faz com que a dor dure mais tempo, além de evitar que os vincos e sinais fiquem marcados.

Publicidade

Iluminador: sim ou não?

O iluminador não é recomendado na maquiagem de festa para pele madura pela mesma razão do brilho e textura cintilante: marca demais as linhas e a flacidez.
No entanto, se a pele não for tão marcada e tiver viço e elasticidade, pode-se arriscar um pouco nas maçãs do rosto e no nariz. A pele negra, que demora mais para envelhecer, é um bom exemplo.

PODE GOSTAR TAMBÉM