em

5 dicas para manter as gengivas saudáveis

A saúde dos dentes e das gengivas é uma questão de saúde e de estética. Veja como cuidar.

Cuidar da saúde bucal é um hábito que deve ser aprendido desde a infância. Muitos pais acreditam que seus filhos pequenos não precisam escovar os dentes quando ainda são de leite porque vão cair. Mas não imaginam como já estão prejudicando as gengivas dos pequenos, além de não ensinarem sobre a importância desse hábito para que o façam sozinhos quando tiverem dentes permanentes.

Mais do que uma questão de saúde, gengivas e dentes bem cuidados também são uma questão estética, já que o sorriso é o nosso cartão de visitas quando nos apresentamos a alguém.

Se por acaso perceber que suas gengivas estão muito vermelhas, sangram com facilidade, doem ou estão constantemente inchadas, pode ser sinal de gengivite ou outro problema que precisa ser avaliado por um dentista.

De qualquer forma, a prevenção é sempre a melhor opção. Então veja 5 dicas de como manter as suas gengivas mais saudáveis e o seu sorriso mais bonito.

1. Faça bochecho com óleo de coco extravirgem ou aloe vera

O óleo de coco extravirgem contém antioxidantes, é hidratante e possui propriedades antibacterianas, o que pode contribuir para gengivas saudáveis. Faça bochecho com 1 colher de sopa de óleo de coco extravirgem por alguns minutos, cuspa e depois escove os dentes.

O gel de aloe vera também é ótimo para melhorar a saúde das gengivas, da mesma forma que age nos cabelos e na pele. A aloe vera é rica em vitaminas, é antibacteriana, tem antioxidantes e ajuda na cicatrização. Misture o gel retirado da planta com um pouco de água e faça bochecho, sem engolir.

2. Consuma alimentos ricos em cálcio

Como o cálcio e fundamental para a saúde dos dentes, também está ligado à saúde das gengivas. Os alimentos ricos em cálcio são leite cru, iogurte, queijo, quiabo, brócolis, amêndoas, sardinha, couve e agrião.

3. Escove os dentes todos os dias

Quando escova os dentes, também está limpando as gengivas, a língua e a parte interna das bochechas, que ficam livres do germes e bactérias. Faça escovações diárias passando a escova por cada dente, com paciência.

Antes da escovação passe fio dental para eliminar as sujeiras maiores que a escova pode acabar empurrando para dentro da gengiva.

4. Troque sua escova de dentes com frequência

Depois que as cerdas da escova de dentes estão muito tortas é necessário trocar de escova para que a escovação seja eficaz. O período de troca depende do jeito que cada pessoa escova seus dentes, mas a cada 2 meses é um bom período.

Também é importante secar a escova depois de escovar os dentes e guardar em um local seco e arejado para evitar fungos.

5. Visite o dentista todo ano

Pelo menos uma vez por ano faça uma consulta com seu dentista para avaliar a situação da sua saúde bucal. Como alguns problemas podem estar camuflados, pode ser um muito tarde quando você perceber e começar a sentir dor.

DICA PARA CUIDAR DOS DENTES E GENGIVAS DAS CRIANÇAS

Se você tem crianças em casa e fica na dúvida de como deve cuidar da higiene bucal delas, veja o passo a passo abaixo, e lembre-se sempre de explicar para os pequenos por que é tão importante cuidar dos dentinhos:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

Comentários

comentários

Receita de crepes de queijo
Pistache: conheça os principais benefícios para a saúde