manteiga de azeite
Crédito: Freepik
em

Como fazer manteiga de azeite e deixar de usar margarina

Entenda por que usar margarina pode ser tão prejudicial para a sua saúde e substitua com uma opção melhor

Aprenda a fazer uma deliciosa receita de manteiga de azeite de oliva com ervas e esqueça de vez a margarina. Isso porque, além de usar no seu pão com café, pode também refogar carnes, pastas e o que mais desejar. Ela espalha super bem, além de cuidar da sua saúde. Veja como é simples!

Por que margarina faz mal?

De acordo com a Unirio, o consumo per capta da margarina no Brasil é de 1,6 kg ao ano. Além disso, o consumo nacional de gorduras é de 3% do percentual de alimentos, enquanto deveria ser de apenas 1%. Unindo esses números à composição do produto, não é à toa que se está vendo o aumento absurdo de problemas de saúde.

Isso porque a margarina, além de aumentar os hormônios relacionados às inflamações, aumenta o risco de problemas cardiovasculares. Certamente isso é causado pelo aumento do LDL e redução do HDL, resultantes do consumo do produto. Isso sem falar da química envolvida em sua composição.

Para você ter uma ideia, de acordo com a Unirio, a composição da margarina é “água, óleo vegetal interesterificado, soro de leite, vitaminas: A, D, E, estabilizantes mono e diglicerídeo de ácido graxo, benzoato de sódio, ácido cítrico, TBHQ 2-(1,1-Dimethylethyl)-1,4-benzenediol) e EDTA (ácido
etilenodiamino tetra-acético)”. Delícia! Já a manteiga de azeite tem muitos benefícios.

Benefícios da manteiga de azeite

Segundo médicos e nutricionistas, o azeite é uma das melhores gorduras que você pode consumir, uma dádiva da natureza. A gordura do azeite consegue enfraquecer a formação dos ateromas, as perigosas placas que se acumulam e entopem os vasos sanguíneos e artérias, impedindo a passagem normal do sangue.

O azeite também é fonte de gorduras monoinsaturadas, ajudando também a diminuir o mau colesterol. Entendeu porque o azeite é considerado um amigo do coração? Ele ajuda na prevenção de infartos e outras doenças cardíacas.

Ao preparar essa receita, poderá passar a manteiga de azeite naquele pão quentinho que chega da padaria, nas torradas e até em cima do bife depois que ele já está grelhado, preservando assim as propriedades que são perdidas com o calor.

Muito mais saudável que a margarina, consumindo essa receita, você também abastecerá suas reservas de vitamina E, famosa pelos seus antioxidantes e na prevenção do envelhecimento precoce. Maravilhoso, concorda? Então veja como preparar.

Receita de manteiga de azeite com ervas e alho

Além do uso tradicional na forma líquida em saladas e no preparo dos alimentos, hoje você vai aprender uma técnica que transforma o seu azeite em uma deliciosa manteiga para passar em pães, torradas, bolachas e muito mais.

Mas lembre-se: sem exageros. O azeite é um óleo maravilhoso e cheio de propriedades benéficas para sua saúde. Mas como toda gordura, possui grande quantidade de calorias e não deve ser consumido em exagero. Faça o teste e não irá se arrepender, essa manteiga é simplesmente deliciosa!

Ingredientes

Azeite de oliva extra virgem: 2 xícaras;
Ervas da sua preferência: a gosto (orégano, tomilho, alecrim, manjericão, salsa);
Alho: 1 dente triturado;
Pimenta-do-reino moída na hora: a gosto.

Modo de fazer

  1. Use um liquidificador e bata todos os ingredientes. Se quiser, pode deixar algumas ervas picadinhas para enfeitar;
  2. Derrame em um pote com tampa ou na bandeja de gelo e deixe no congelador por 4 horas;
  3. Em seguida, passe para a geladeira para atingir a consistência de manteiga;
  4. Retire da geladeira e já está pronto para uso.

Armazene na geladeira e consuma em no máximo 20 dias. Se o clima estiver muito quente, ela tende a derreter, soltando lentamente o azeite da manteiga. Basta colocar de volta para resolver o problema. Veja como preparar em mais detalhes nesse vídeo:

7 Comments

Leave a Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
felicidade alheia incomoda

A felicidade alheia te incomoda? Veja o que fazer para mudar isso

teste eneagrama personalidade

Teste do eneagrama: conheça sua personalidade