Açúcar: o incompreendido mau da fita de todos os regimes alimentares. Os mitos sobre ele que muitos não sabem!

Se você tem dificuldade em fechar a boca a um docinho depois do almoço ou jantar, se é daqueles que pensa que ele lhe fará muito mal ou se vive atormentado por notícias sobre os poderes diabólicos do açúcar, este artigo interessa-lhe.

Publicidade

Existem verdades sobre o açúcar que você deve saber.

O açúcar pode ser um elemento inocente, mas a verdade é que todos lhe apontam o dedo quando a questão é a falta de saúde, em qualquer momento da vida de qualquer pessoa. Seja por que doença for, o açúcar parece ser sempre o mau da fita de qualquer história médica. Não acha injusto? Pois bem! Vamos analisar esta questão!

Na verdade, esta substância que adoça, não serve apenas para isso! O seu consumo moderado poderá até ser vantajoso para seu organismo. Por isso, não corte de forma permanente o açúcar de sua dieta alimentar, pois o organismo busca nele uma fonte energética. Já ouviu falar na quebra de açúcar? Quando ela ocorre, você necessita de repor os seus níveis de açúcar no sangue para evitar desfalecer. Para além disso, ele pode, por exemplo, eliminar bactérias ruins presentes no seu intestino.

Neste artigo, vamos falar de alguns mitos que todos já ouvimos sobre o açúcar.

7 açucar

  1. O açúcar provoca o aparecimento de cáries: Segundo uma pesquisa de um instituto médico americano, concluiu-se que não existe relação entre as cáries e a ingestão de açúcar. Basta uma boa higiene dentária para evitar as cáries, dizem os pesquisadores.
  1. Doenças como diabetes e obesidade aparecem como consequências do açúcar: Atribuir a culpa isolada ao açúcar destas e de outras doenças crônicas não é correto. O que provoca a diabetes é a herança genética e hábitos de vida ruins como má alimentação, disse a Associação Americana de Diabetes. Outras organizações médicas vieram também comprovar que o açúcar não pode ser visto como o causador de doenças crônicas.
  1. Quem ingere açúcar ganha peso: No caso da obesidade, também não existem provas que atribuam essa doença somente ao açúcar. Na verdade, a quantidade de gordura corporal excessiva vem da ingestão de calorias desnecessárias para o gasto diário do organismo. E, as calorias podem derivar de substâncias calóricas como o álcool, proteínas e carboidratos. Hábitos sedentários são também responsáveis por peso a mais.
  1. Os níveis de glicemia sobem por causa do açúcar: De acordo com a Associação Americana de Diabetes, quer o amido, quer o açúcar fazem aumentar a glicemia na mesma quantidade. Com medicação controlada e dieta adequada, os diabéticos podem ingerir pequenas doses de açúcar sem correrem riscos.

Depois de tudo o que aprendeu sobre açúcar, você já não vai olhar para ele com um olhar crítico e assustado. Seja moderado e os problemas serão afastados!

Publicidade

PODE GOSTAR TAMBÉM