Mãe ensina educação financeira à filha cobrando um aluguel
Crédito: Instagram @momofsassh0les

Mãe ensina educação financeira à filha cobrando um “aluguel”

Desde que os direitos da criança não sejam violados, é muito importante ensinar, desde cedo, o valor das coisas

Publicidade

Felicia Farley é uma jovem mãe de duas meninas, sendo que a mais velha tem 7 anos. Em um vídeo para o TikTok, Felicia resolveu compartilhar com os seguidores o método que utiliza para ensinar sua filha sobre o valor do dinheiro, evitando que, quando crescer, ela passe pelas mesmas dificuldades que a mãe teve por falta de conhecimento sobre finanças.

Apesar de ser um método simples e que não compromete a qualidade de vida e o desenvolvimento da pequena, Felicia recebeu muitas críticas, porém outros teceram elogios à atitude da dela.

Para que a filha tenha consciência sobre o valor das coisas, Felicia cobra um “aluguel” da pequena. Todos as semanas, a menina faz algumas tarefas domésticas, como aspirar partes da casa, ajudar na limpeza do banheiro, arrumar a cama, organizar seus brinquedos e ajudar no preparo da comida.

Por essas tarefas, Felicia paga à filha o equivalente a 40 reais por semana. Desse dinheiro, 30 ficam para ajudar nas despesas da casa e 10 ficam com a menina para ela usar como quiser.

Publicidade

Note o que o dinheiro vem da própria mãe, ou seja, não há exploração infantil, pelo contrário. A menina ajuda em tarefas que estão de acordo com o que uma criança da sua idade já pode fazer em casa e, ainda por cima, ela fica com um lucro de 10 reais por semana, como uma mesada.

A diferença é que a mesada comum é recebida sem que os filhos façam algum esforço ou aprendam a como serem independentes.

No caso de Felicia, ela está oferecendo à filha um aprendizado importante sobre como ser recompensada por meio da cooperação em casa, e ainda a está ensinando a ter bons hábitos que serão úteis por toda a vida.

No vídeo, a mãe deixou claro que a menina gosta das atividades, pois tudo é feito de forma dinâmica e divertida, como ela consegue fazer. Além do mais, a pequena pensa que os 30 reais de aluguel são para as despesas da casa, mas na verdade vão para um poupança que ela poderá ter acesso quando for mais velha.

Publicidade

Mesmo explicando tudo isso no vídeo, Felicia recebeu várias críticas de pessoas dizendo que ela está impedindo a filha de ser criança. Para rebater esses comentários, a mãe explicou, mais uma vez, que não quer ver suas filhas passando por dificuldade financeira, tal como ela passou, por não terem consciência sobre o valor das coisas.

@feliciaraefarleythey just don’t teach this stuff anymore #mothersofchaos #momlife #momthings #parentinghack♬ Aesthetic Girl – Yusei

PODE GOSTAR TAMBÉM