em

Dicas para amenizar a dor ao perder alguém querido

A descrição das fases do luto segundo uma psiquiatra

Perder alguém que nós amamos é algo muito doloroso. A dor da perda, a saudade e a ausência pesam a cada dia que passa, e durante o luto é difícil ter forças para reagir. Segundo a psiquiatra Elisabeth Kubler-Ross o luto passa por 5 fases clássicas, e que quando entendemos esse processo temos maior probabilidade de aceitar e digerir a perda com mais facilidade. Veja abaixo as fases do luto e tente acalmar o seu coração.

Fases do luto: compreensão para alívio da dor

No livro “Sobre a morte e o processo de morrer”, Kluber-Ross cita as fases do luto como parte de um processo de entendimento da perda para que o coração fique ciente de que, apesar da dor parecer não ter fim, uma hora ela vai abrandar.

1- Negação

É a primeira fase tanto do processo de morte quanto de alguma notícia muito pesada (como a descoberta de uma doença grave, por exemplo). A negação é uma fase poderosa, pois a descrença inicial nos ajuda a sobreviver, a lidar com o choque, é o famoso: “a ficha ainda não caiu”. A negação alivia o desespero inicial e é importante vivê-la diante de uma notícia esmagadora.

2- Raiva

Quando passa o período de negação, começamos a vivenciar o processo de cicatrização – e ele é doloroso. É quando aparecem as dúvidas como: como eu vou continuar vivendo? Ao perceber que a morte é irreversível, o sentimento de dor transforma-se em raiva. Segundo a psiquiatra, quanto mais raiva sentimos, mais próximo está o processo de cura. Ela argumenta que nós estamos muito mais habituados a sentir raiva do que a sentir a dor da perda e do luto, por isso sabemos lidar melhor com ela. É claro que junto da raiva vem muita dor, mas ela fica mascarada por um tempo atrás do sentimento de raiva, quanto maior o amor que tínhamos pelo ente querido, maior a sentimento de raiva que teremos. Mas ela é temporária.

3- Negociação

(clique em seguinte ou no botão em baixo -> para continuar a ler a matéria)

3 Comments

Leave a Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

Barriga de gesso – uma forma de eternizar a gravidez

10 sinais de que o seu corpo está carente de nutrientes que você não deve ignorar