luminária de lata como fazer
Crédito: Freepik
em

Como fazer luminárias de lata: 5 modelos lindos

Não precisa gastar dinheiro com peças prontas quando pode fazer suas luminárias artesanais exclusivas

Uma forma de dar uma repaginada na decoração da casa sem precisar comprar itens decorativos novos é criando as suas peças em casa, de forma artesanal. As luminárias feitas de lata são um ótimo exemplo. Confira tutoriais para fazer diferentes modelos.

1. Luminária moderna com pendentes de lata

Esse modelo de luminária está bem atual, e é bastante usado nos projetos de cozinhas e áreas gourmet, sobre as bancadas. Foram utilizadas latas de alimentos (milho, ervilha, achocolatado), tinta spray, soquete de abajur, fios, chapas de compensado, cola e parafusos. Confira o passo a passo:

2. Luminária estilo refletor

Os refletores são luzes que têm um apoio para piso ou mesa, e que você pode virar mais para baixo ou para cima, conforme o que deseja iluminar. Esse modelo pode ser feito usando diferentes tipos de latas, mas esse em específico foi feito com lata de achocolatado. Os demais materiais foram fio paralelo, parafusos com porcas e borboletas, arame, cordinha de náilon, soquete com lâmpada, interruptor e plug macho. Veja como fazer:

3. Luminárias simples com velas

Essa é uma ideia mais simples, pois não precisa de fio nem de lâmpada, já que não envolve energia elétrica. São aquelas luminárias em que você faz furinhos no formato de desenhos na lata, depois coloca uma vela acesa dentro para criar uma iluminação intimista em momentos especiais. Veja como se faz:

4. Luminária de trilho

Outro modelo de luminária que está muito em alta nos projetos de decoração modernos é a de trilho com spots. Esse modelo faz parte de quase todos os projetos em estilo industrial, e você pode fazer a sua versão usando materiais reciclados, como pode ver nesse vídeo:

5. Luminária com lata de tinta e concreto

Essa é uma luminária que dá um pouco mais de trabalho para fazer, pois parte dela é de concreto. Porém, o resultado vale a pena, pois fica muito interessante. É uma linda peça de design. Aprenda a fazer:

Veja também: 12 Ideias para reutilizar garrafas de plástico

thaeme e liz

Thaeme não vai deixar de postar fotos com a filha, mesmo depois de sofrer ataques

planta fumária

Fumária: conheça essa planta medicinal