em

5 dicas para lucrar vendendo artesanato

Artesanato pode ser uma boa fonte de renda extra. Veja como!

Publicidade

Quer ganhar dinheiro com seu artesanato? Saiba que não só é possível, como tem muita gente lucrando com sua arte. Acompanhe essas 5 dicas fantásticas para você que quer produzir e vender artesanato.

Antes de tudo, saiba que em nenhum negócio existe uma receita para ganhar dinheiro, o que conta é a sua dedicação e a qualidade dos seus produtos. A forma como vai comercializar também é importante.

Como ganhar dinheiro com artesanato

ganhar-dinheiro-artesanato-2

Não é tão difícil quanto parece; mesmo em meio à crise, as pessoas gostam de se mimar e mimar a quem ama. E o que poderia ser melhor do que um produto artesanal? Por mais que não seja tão valorizado quanto deveria, o artesanato tem fãs fiéis e curiosos que buscam exclusividade esperando seu produto estar disponível para comprá-lo.

Publicidade

Para ganhar dinheiro é simples: basta um bom produto, consumidores e um canal de vendas eficaz, que pode ser a internet ou até mesmo a vizinhança e amigos; tudo depende do que você produz e até onde quer chegar.

Você pode inclusive produzir nos momentos vagos, quando não estiver trabalhando e com o tempo ele pode te dar mais retorno do que seu trabalho fixo.

Qual artesanato dá mais dinheiro

Todo artesanato pode render um bom extra ao final do mês, basta que seu produto seja de qualidade e diferenciado. Daí é só encontrar onde estão seus compradores e decolar nas vendas.

Publicidade

Como encontrar compradores

Inicialmente escolha apenas um tipo de produto. Se vai vender tricô, foque nele. Deixe o scrapbook e colares de miçanga de lado. Assim fica mais fácil para seu cliente te achar e te associar a um tipo de artesanato, facilitando o boca a boca.

Qual escolher

Escolha seu produto com base no PHD – Paixão, Habilidade e Dinheiro. Ou seja, faça algo que você ama pois provavelmente vai passar horas trabalhando com isso, algo que tenha habilidade, para aumentar a produtividade e finalmente, algo que possa te dar um bom lucro.

Entre as opções, estão o biscuit, almofadinhas para lembrança ou decoração, produtos em MDF, lembranças de aniversário e casamento, pelúcia, sabonetes, bordados e pintura em tecido… a lista é interminável pois a criatividade não tem limites.

Publicidade

Iniciando a produção de artesanato

ganhar-dinheiro-artesanato-3

A matéria prima geralmente é bem fácil de encontrar em armarinhos, lojas do ramo ou na internet. Inicialmente, não precisa investir em um ateliê, dá pra começar pequeno, em casa mesmo, e ir expandindo aos poucos. Ao menos é o que a grande maioria dos artesãos faz.

Reserve uma área para seus trabalhos. Não apenas uma mesa firme ou bancada, mas organizadores para os materiais – caixas, potes e gaveteiros podem servir. Economize para poder comprar a vista, geralmente os descontos em quantidades a vista ajudam a aumentar o lucro nas vendas.

Publicidade

O valor a investir depende do tipo de artesanato que você vai produzir. Que tal fazer uma lista do material que você precisa para cada peça? Daí junte o tempo que você gasta (quanto você quer ganhar por hora de produção e quanto dessa hora o produto toma). Lembre de incluir gastos com eletricidade e outros insumos utilizados – sim! você deve quantificar luz, gás, água e tudo o que está relacionado à sua produção.

Como vender o artesanato

Não basta produzir peças bonitas e de qualidade – apesar de ser fundamental. Você tem que saber como vendê-las. Há diversas formas de escoar sua produção, desde uma barraquinha na rua ou na internet.

Participar de feiras e eventos no setor e em setores relacionados (casamento, festas, empresariais para brindes…) pode te deixar em frente aos seus clientes e dar visibilidade às suas peças. Terão outros com o mesmo produto? Provavelmente, por isso é importante o diferencial!

Publicidade

Se na sua região a venda do seu tipo de produto é pequena, pense em comércio eletrônico. Criar uma loja virtual ficaria mais para um segundo passo, pois exige mais tempo e recursos. Comece em sites como a da Elo7, especializada em artesanato. Você tem também sites de vendas em geral como a OLX ou Mercado Livre, duas ótimas opções.

Veja essas dicas em vídeo da artesã Regiane Ribeiro, que produz peças em biscuit e vende pela internet.

Publicidade

Vale a pena produzir artesanato

Se você realmente ama fazer artesanato e acredita que ele pode te dar um bom retorno financeiro, com base nas pesquisas que já fez, é provável que valha a pena começar a constituir uma renda extra com ele. Mas lembre que não vai acontecer de uma hora pra outra, leva um tempo até formar a clientela.

E tão importante quanto o dinheiro extra é o prazer de ver seu produto sendo comprado. Essa satisfação do reconhecimento está relacionada com o que foi dito no início do post, o PHD. Paixão+habilidade=dinheiro!

Enfim, não existe fórmula mágica, mas sim trabalho consistente, de qualidade e muita vontade de vencer. Está nesse caminho? Então muito sucesso pra você!

Publicidade

Veja alguns artesanatos lindos para se inspirar!

ganhar-dinheiro-artesanato-1

vender-artesanato

33-interior-decorating-ideas-bringing-natural-materials-and-handmade-design-into-homes-4

Publicidade

vender-artesanato-2

vender-artesanato-4

vender-artesanato-5

Publicidade

vender-artesanato-8

vender-artesanato-9

Gostou das dicas? Compartilhe!

 

Publicidade

Dica natural para acabar de vez com micoses!

Descubra o que acontece com seu corpo se dormir para o lado esquerdo!