Lipo de papada
Crédito: Freepik

Lipo de papada: saiba o que é, como é feita e recuperação

Veja como funciona o método comum, que é cirúrgico, e outro que é menos invasivo.

Publicidade

É normal que a região do pescoço acumule gordura com o tempo, formando a papada. Para se livrar dessa gordurinha, muitas pessoas fazem a lipo de papada, uma cirurgia plástica que pode ser feita de diferentes formas. Veja como funciona.

O que é a lipo de papada?

É um procedimento estético no qual o médico utiliza um aparelho para aspirar a gordura localizada na região abaixo do queixo.

É necessário fazer anestesia local e sedação, por isso, a lipo de papada é feita no hospital. Mas, fica pronta em mais ou menos 1 hora e o paciente pode voltar para casa no mesmo dia, se correr tudo conforme o esperado.

Antes de realizar a cirurgia, o paciente faz algumas consultas preparatórias com o cirurgião plástico para entender todo o processo e saber se está apto ao procedimento.

Publicidade

Serão solicitados alguns exames e pode ser necessário dar uma pausa em determinados medicamentos, que podem influenciar na circulação do sangue e dificultar a cicatrização.

Quais os benefícios?

A lipo de papada oferece benefícios estéticos e, com isso, também levanta a autoestima da pessoa após a recuperação. Serve para:

  • Eliminar o queixo duplo;
  • Melhorar a linha da mandíbula;
  • Reduzir a gordura do pescoço;
  • Promover o contorno facial mais harmônico;

Como é a recuperação?

Depois de fazer a lipo de papada e ter alta, o paciente deve seguir todas as recomendações do médico para se recuperar da melhor forma possível.

Publicidade

Entre essas recomendações estão o repouso e manter o curativo por pelo menos 24 horas no local da incisão (pequeno corte para entrada do aparelho lipoaspirador.

Depois de 7 dias, o paciente deve retornar ao consultório para retirar os pontos e fazer uma avaliação de como está a recuperação.

Se estiver tudo bem, o médico irá liberar o retorno ao trabalho, mas ainda pode ser necessário esperar mais uma semana ou duas para voltar a fazer exercícios físicos.

Publicidade

Também é importante, no pós-operatório, fazer sessões de drenagem linfática e usar faixa de compressão no pescoço para reduzir o inchaço e evitar o acúmulo de líquidos. Nessa fase, o paciente deve evitar tomar sol para evitar manchas na pele.

Implante de silicone: por que tantas mulheres estão removendo?

Lipo de papada enzimática

Existe um outro método para remover a papada, que não é cirúrgico e pode ser feito no consultório.

O procedimento é realizado com microinjeções para a aplicação das enzimas na região. Essas enzimas agem na parede das células, destruindo as que armazenam gordura na região aplicada.

Publicidade

Esse método é minimamente invasivo, dura em torno de 40 minutos e resulta no contorno do rosto mais harmonioso e simétrico.

Podem ser necessárias mais sessões para chegar ao resultado desejado, mas depende muito de cada caso.

Nesse método a recuperação é mais simples, pois não envolve fazer curativos. Mesmo assim é importante tomar todos os cuidados recomendados pelo profissional que realizar o procedimento.

Publicidade

Veja também: Hidrolipo: como funciona e diferença da lipoaspiração tradicional

PODE GOSTAR TAMBÉM

refeições

Dona de marmitaria doa refeições para pessoas carentes todos os dias

Ivete Sangalo

Ivete Sangalo completa 50 anos: relembre parcerias marcantes da cantora