Truques de limpeza com acetona
Crédito: Freepik
em

8 Truques de limpeza com acetona

Se você usa sua acetona só para remover esmalte, veja como ela pode ser útil em limpezas pequenas do dia a dia

A acetona usada para remover esmalte é um composto orgânico inflamável, que evapora facilmente e é solúvel em água. Por mais que seja vendida com o propósito de remover esmalte, ela serve para outros tipos de limpeza, como quando você precisa de uma ajudinha extra com algumas manchas ou para remover cola. Apenas tenha o cuidado de não mexer com fogo durante ou logo depois de usar acetona, pois ela é inflamável. Veja no que esse produto pode ajudar.

1. Remover riscos de caneta da capa de livro

Riscou sem querer a capa de um livro ou seu filho resolveu desenhar na capa? Use acetona e um pedaço de algodão para remover. Não precisa esfregar muito, é só passar o algodão umedecido com acetona sobre o risco.

2. Remover mancha de tinta da madeira ou do vidro

Foi pintar a parede, esqueceu de isolar os batentes de madeira ou os vidros, e acabou dando uma pincelada de leve onde não devia? Pegue acetona e algodão e remova a tinta que ficou no batente de madeira ou no vidro, caso não tenha tinner por perto. Depois, na madeira, passe um pouco de óleo de peroba ou lustra-móveis por cima, caso fique esbranquiçado.

3. Remover cola adesiva de rótulos

Sabe quando você tira o rótulo de um frasco de plástico ou de vidro e fica tudo grudando? Use acetona para remover essa cola residual de todo o frasco.

4. Limpar cabo de fone ou USB branco

Os cabos brancos dos fones de ouvido ou dos USB que você usa no dia a dia ficam encardidos com muita facilidade. Para limpá-los e vê-los branquinhos de novo é só usar um pedaço de algodão umedecido com acetona. Pode passar nos cabos escuros também para limpar.

5. Remover riscos de caneta do couro

Depois de tanto andar com a bolsa de couro pra lá e pra cá, vai acontecer de sujar com riscos de caneta. É muito fácil usar um algodão com acetona para remover esses riscos e, às vezes, até outras manchinhas saem junto.

Se perceber que ficou uma mancha esbranquiçada depois de fazer essa limpeza, use outro pedaço de algodão umedecido com um pouco de óleo de coco ou óleo para bebê e passe sobre a mancha.

6. Remover supercola dos dedos

Foi colar alguma coisa com supercola (Super Bonder) e deixou pingar cola nos dedos? Pegue um algodão, molhe com acetona e passe no dedo para remover toda a cola. Se ela já estiver seca, não faz mal, vai sair do mesmo jeito. Lave as mãos depois.

7. Limpar sola branca dos tênis

Os tênis com solado de borracha branca ficam sujos a cada uso. Para uma limpeza prática e rápida, use algodão e acetona. Claro, se estiver muito encardido, vale mais a pena lavar. Mas, para remover uma sujeira pequena quando estiver com pressa, a acetona é a solução.

8. Limpar fundo de panela queimada

Essa dica é para aquela panela que sujou no fundo e queimou. É só passar um pouco de acetona na parte verde da esponja e esfregar na parte suja. Depois é só lavar (não pule esse passo!) e pronto. Faça o teste numa parte pequena da panela antes, principalmente se ela tiver algum revestimento especial.

Veja também: Produtos que tiram manchas de tapetes

Doenças que mostram sintomas pelos pés

6 Doenças que mostram sintomas pelos pés

apartamento de Gilberto Gil

O apartamento de Gilberto Gil é cheio de história e personalidade: veja as fotos