em

Como limpar quadro branco: 3 dicas que funcionam

Com o tempo, o quadro branco tende a ficar manchado com tinta dos canetões, mas tem algumas formas de resolver o problema
limpar quadro branco
Crédito: Pxhere

Ter um quadro branco em casa é uma boa ideia para fazer anotações sobre os compromissos da semana, seja da rotina doméstica ou do trabalho. Quem tem crianças em casa também pode comprar um desses para elas brincarem e estudarem. O problema é que, com o tempo, depois de receber a tinta dos canetões várias vezes, fica mais difícil de limpar quadro branco porque vai ficando manchado. Porém, tem solução. Veja como fazer uma limpeza eficiente e deixar o quadro como novo.

Veja também: como limpar espelho com dicas eficientes

Aqui você encontra:

3 Formas de limpar quadro branco

O primeiro ingrediente que passa pela cabeça ao pensar em limpar quadro branco é o álcool, mas os fabricantes não recomendam, porque essa substância resseca a superfície do quadro e pode reduzir sua vida útil. Veja então o que pode ser usado para esse tipo de limpeza.

1. Água

Mais simples, impossível. Usar apenas água, pano e esponja é o suficiente para limpar quadro branco e deixá-lo zerado. O que você precisa fazer é molhar o lado amarelo (ou mais liso) da esponja em água e passar em todo o quadro. Deixe-o bem molhado e espere 10 minutos para que a tinta se solte. Depois desse tempo, esfregue mais um pouco com a esponja, sem muito esforço. Seque com um pano limpo para terminar de remover a tinta dos canetões e está pronto para reutilizar.

2. Limpeza profunda com o canetão

Essa dica é diferente, pois antes de limpar, precisa sujar. Quando o quadro já foi usado muitas vezes, algumas manchas ficam mais difíceis de remover. Então, a dica é, primeiro, passar o apagador pelo quadro todo. Verifique se o apagador está em bom estado, não muito manchado com excesso de tinta.

Em seguida, rabisque por cima das partes manchadas, como se fosse reescrever, contornando as linhas das manchas, usando o canetão próprio para esse tipo de quadro. Deixe secar um pouco, só por um minuto.

Depois, use novamente o apagador ou um pano limpo e seco. Se não resolver, repita o processo e, ao final, limpe com um pano úmido em água e depois passe mais um pano seco. Deixe o quadro sem uso por algumas horas para que a superfície fique totalmente seca e pronta para ser reutilizada.

3. Limpar com removedor especial para quadro branco

Se mesmo com as dicas anteriores, ainda restarem algumas manchas no seu quadro, a estratégia é outra. Essas manchas mais fortes ocorrem principalmente quando são usados canetões errados no quadro branco, daqueles em que a tinta é permanente. Então, precisa de um removedor especial que você encontra em lojas de papelaria onde os quadros são vendidos. Esse produto é líquido, bem fácil de usar e já vem com um paninho que não vai riscar o quadro. Basta fazer a aplicação conforme as instruções no rótulo.

limpar tela de tv
Como limpar tela de TV: 11 formas simples e seguras
plantas exóticas
15 Plantas exóticas e bonitas para ter em casa