em

AmeiAmei

Como limpar prata com bicarbonato de sódio em casa

Quer saber como limpar objetos de prata de forma barata e rápida? Aprenda algumas soluções.

como limpar prata com bicarbonato de sódio
Crédito: Pixabay

O bicarbonato de sódio é comumente utilizado na culinária, mas também tem suas vantagens como agente de limpeza de joias. A prata, assim como a grande maioria dos metais, se oxida com o tempo, deixando uma camada escurecida e retirando o brilho da peça. Mas não se preocupe, pois existem pelo menos quatro métodos para limpar prata com bicarbonato de sódio.

4 Formas de limpar prata com bicarbonato

Antes de começar a preparar alguma dessas soluções em casa, é importante que você saiba que esse tipo de limpeza é aconselhado somente para prata pura. Outros metais podem ter uma reação diferente ao entrar em contato com o bicarbonato de sódio, pois esse produto tem uma força abrasiva que pode danificar as suas peças e lhe custar caro.

Entre em contato com um profissional que saiba lhe dizer exatamente de que material é feito o seu objeto antes de tentar qualquer uma das soluções a seguir.

Como limpar prata com bicarbonato e água em temperatura ambiente

Em um recipiente, adicione três colheres de sopa de bicarbonato de sódio e apenas uma de água. Mexa constantemente até que vire uma pasta branca. Feita a mistura, aplique uma pequena quantidade dessa pasta em um pano de flanela e esfregue delicadamente a peça de prata para retirar a sujeira. Não esfregue muito forte para que não risque a prata.

Como limpar prata com bicarbonato e água fervente

Em uma panela, adicione uma colher de sopa de bicarbonato de sódio e uma xícara de água fervente. Coloque as peças dentro da panela com o fogo desligado e deixe agir por 2 minutos ou até que você veja a peça mais limpa.

Retire cuidadosamente as peças da água fervente para que você não se queime. Enxague-as e seque-as com um pano de flanela cuidadosamente para que não risquem. Cuidado para não deixar a peça em contato com o bicarbonato de sódio por muito tempo ou pode corroer a prata.

Como limpar prata com bicarbonato e alumínio

Caso as soluções anteriores não tenham surtido o efeito desejado, você pode optar por uma limpeza mais pesada, como a limpeza de bicarbonato e alumínio. É muito simples a preparação da solução, mas, mais uma vez, não se deve deixar a prata em contato com o bicarbonato por muito tempo.

Em um recipiente de alumínio, se possível, coloque as peças que deseja limpar. Em seguida cubra-as com duas colheres de sopa de bicarbonato de sódio, duas colheres de sopa de sal de cozinha e alguns pedaços de papel alumínio. Acrescente uma xícara de água fervente e deixe que reaja por um a dois minutos. Retire as peças, enxague-as e seque-as com um pano de flanela cuidadosamente.

Como limpar prata com bicarbonato e vinagre

Essa limpeza é ainda mais pesada, mas deve-se ter muito cuidado e não deixar por mais de um minuto. Caso contrário, pode vir a danificar a prata.

Forre um recipiente, como um copo ou uma vasilha, com papel alumínio. Coloque as peças que deseja limpar e, em seguida, acrescente uma colher de sopa de bicarbonato de sódio e uma colher de sopa de sal de cozinha. Ferva uma xícara de água. Já com a água fervida, adicione ao recipiente meia xícara de vinagre de maçã e rapidamente despeje a água também na mistura.

Espere cerca de 30 segundos, mas não exceda 1 minuto. Retire as peças com cuidado, enxague e seque-as com um pano de flanela, esfregando de forma delicada.

Interessado em mais dicas de como limpar a prata em casa? Assista ao vídeo a seguir:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

modo correto de usar bepantol para o rosto

Bepantol para o rosto é bom? Saiba como usá-lo na pele

sonhar com ovo

O que significa sonhar com ovo e quais interpretações desse sonho?