como limpar parede encardida
Crédito: Freepik
em

Como limpar parede encardida e mantê-la sem manchas

Para cada tipo de mancha e sujeira você pode usar um produto diferente. Veja as opções

Nem todo mundo tem o hábito de limpar as paredes da casa toda semana. No máximo, passar uma vassoura para remover os paranhos e pronto. Mas quando a sujeira está muito aparente é bom saber como fazer uma boa limpeza. E se você se mudou para uma casa com paredes encardidas, aí vai precisar de uma faxina pesada. Veja como fazer.

O que usar para limpar parede encardida?

Se você tiver certeza de que a parede está pintada com tinta epóxi, pode usar produtos à base de solventes sem medo de estragar a pintura. Se não souber qual é o tipo de tinta, a melhor opção é usar só detergente e água mesmo. Mas, para cada tipo de mancha tem um truque diferente. Veja a seguir.

Limpeza de mofo

Suas paredes estão tomadas pelo mofo? Então pode fazer uma mistura de água sanitária com água, na proporção recomendada na embalagem da água sanitária.

Coloque óculos de proteção, luvas de borracha e máscara, pois a água sanitária pode causar efeitos colaterais em contato com a pele, os olhos, o nariz e a garganta.

Abra todas as portas e janelas para circular o ar no ambiente.

Coloque a mistura líquida em um borrifador e pegue uma escovinha de cerdas médias.

Vá aplicando a mistura na parede, sobre as manchas, e esfregando. Se quiser, aguarde um minuto antes de esfregar para que a água sanitária faça efeito. Vá esfregando parte por parte, aos poucos.

Se a parede manchada for muito grande, é melhor fazer esse serviço por etapas, em dias diferentes. Mesmo usando equipamentos de proteção, existe o risco de intoxicação. Você terá tonturas, sentirá a garganta arranhando e os olhos ardendo.

Limpeza de marcas de mão

As mãos sujas de terra ou poeira ficam marcadas na parede. Esse tipo de mancha pode ser removida esfregando um pouco de bicarbonato de sódio puro na parede, com ajuda de uma esponjinha seca.

Limpeza de manchas de gordura

Para a remoção de gordura, faça uma pastinha misturando água morna com bicarbonato de sódio e aplique sobre a mancha, esfregando com uma escovinha ou esponjinha.

Se não tiver bicarbonato, faça uma mistura de vinagre branco com água e faça o mesmo procedimento até a mancha sair.

Limpeza de manchas de canetinha ou giz de cera

Tem crianças em casa e elas adoram pintar as paredes? Faça a limpeza usando pasta de dente e depois limpando com lenço umedecido ou uma esponja umedecida.

Limpeza de manchas de caneta

Já para os desenhos feitos à caneta, pode aplicar acetona ou creme de barbear sobre a mancha, depois esfregue com uma esponjinha ou escovinha para soltar a tinta da caneta.

Limpeza de manchas de sangue

Se alguém se machucou e respingou sangue na parede, cuidado para não esfregar ou vai espalhar e deixar a mancha maior. Apenas aplique água oxigenada sobre a mancha e deixe agir. Depois, use um pano seco para dar batidinhas e absorver a mancha.

Limpeza de manutenção

Para manter as paredes limpas, evitando manchas mais difíceis, primeiro use uma vassoura para remover os paranhos e sujeiras soltas.

Depois, umedeça um pano limpo em uma mistura de água com detergente neutro. Escorra bem o pano para ficar apenas úmido.

Enrole o pano em uma vassoura ou rodo e passe por toda a parede. Não precisa passar demais, apenas para remover as camadas de poeira e talvez um bolor pequeno que esteja se formando.

Faça essa limpeza em um dia de sol forte e deixe todas as portas e janelas abertas para que as paredes estejam completamente secas antes de escurecer.

como fazer kokedama em casa

Como fazer kokedama: um jeito diferente de cultivar plantas

coisas que tinham nas casas dos anos 90

22 Coisas que toda casa tinha nos anos 90