em

Como limpar escova de cabelo

Você sabia que uma escova suja pode causar problemas no couro cabeludo? Veja como higienizar esse acessório
limpar escova de cabelo
Crédito: Freepik

Especialmente para quem tem cabelo liso, a escova é uma companheira diária. Quem tem cachos também usa, seja para desembaraçar quando lava ou quando quer alisar os fios. Em todos os casos, com o passar do tempo, é necessário limpar escova de cabelo para remover os fios que se soltam e outros resíduos.

4 Dicas para limpar escova de cabelo

dicas para limpar escova de cabelo
Crédito: Freepik

Higienizar a escova não serve apenas para mantê-la como nova, e sim para evitar problemas no couro cabeludo. Na escova ficam fios de cabelo, óleo dos fios, folículos de pele e poeira. Logo, há o risco de causar irritação na cabeça ao usar uma escova suja. Então, veja como é fácil limpar.

Veja também: pente ou escova: qual o melhor para cada tipo de cabelo?

1. Remova os fios de cabelo

Para retirar os fios de cabelo presos na escova, use um pente. Você vai passar o pente na parte das cerdas da escova como se estivesse passando uma escovinha de limpeza, apenas em uma direção, sem fazer o movimento de vai e vem. Vá empurrando os fios de baixo para cima até que todos saiam.

2. Lave a escova

Depois de remover os fios de cabelo, lave sua escova para que fique totalmente livre da sujeira pequena, aquela que você quase não vê. Aqueça um pouco de água, coloque em um recipiente e misture um pouco de xampu neutro ou sabão líquido neutro.

Se a escova for feita de plástico pode até fazer uma mistura mais forte, usando 1 litro de água e 1 colher de sopa de água sanitária.

Coloque a escova dentro do recipiente. Se for um pote pequeno, coloque só a parte das cerdas. Deixe de molho por 15 minutos. Depois enxágue em água corrente. Se ainda houver sujeira impregnada, passe entre as cerdas uma escovinha de dentes que não tenha mais uso em casa.

Deixe a escova secar naturalmente ao sol e ao vento. Evite usar o secador de cabelo, pois ele poderá danificar as cerdas.

3. Cuidados com escovas metálicas ou de almofadas

Tenha cuidado redobrado ao limpar escova de cabelo se ela for metálica ou com a base das cerdas almofadada. Esses materiais não podem ficar de molho na água. Nesse caso, para as escovas almofadadas, apenas umedeça uma escovinha de limpeza com água e sabão, chacoalhe para remover o excesso de água e passe por toda a escova.

Para a escova metálica, faça o mesmo processo acima, porém use um pano para secá-la logo em seguida, evitando que oxide.

4. Frequência da limpeza

Não há uma regra para a frequência com que deve limpar escova de cabelo. Vai depender do quanto você a usa e de como armazena. Se deixa a escova em local aberto, ela tende a juntar mais poeira. Se deixar no banheiro, tende a ficar mais úmida.

De modo geral, para garantir, faça a limpeza uma vez por mês. Deixe a escova bem seca depois lavar e só então volte a usar.

Redigido por Priscilla Riscarolli

Graduada em Comunicação Social, decidiu trocar as campanhas publicitárias pela produção de conteúdo para inspirar as pessoas a enriquecerem suas vidas com mais informação, bem-estar e criatividade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0
Comentários
compressa de gengibre como fazer
Compressa de gengibre: como fazer e para que serve
como limpar grade de fogão
Como limpar grade de fogão com facilidade