Como limpar e dar brilho a esquadrias e portão de alumínio
Crédito: Freepik

Como limpar e dar brilho a esquadrias e portão de alumínio

Veja quais produtos pode e quais não pode usar para manter as portas, janelas e portões sempre novos

Publicidade

As esquadrias de portas e janelas, e também os portões de alumínio são ótimas opções na hora de construir ou reformar, pois são leves, pode escolher diferentes cores e modelos, e são fáceis de limpar, o que é bem importante para a manutenção no dia a dia. Veja o que usar para limpar e dar brilho nas suas esquadrias e portões de alumínio.

Água e detergente neutro

Não precisa de nada caro ou especial para fazer a limpeza semanal das esquadrias e portões em alumínio.

Basta colocar um pouco de água em um balde, misturar um pouquinho de detergente neutro e usar um pano, uma esponja ou uma escovinha, todos bem macios, para fazer a limpeza.

Prefira primeiro usar o pano para remover a poeira com mais eficiência, e deixe a esponja ou escovinha para possíveis manchinhas.

Publicidade

Água, vinagre e bicarbonato

Se não tiver ou não quiser usar detergente neutro, pode ser o vinagre de álcool que é ótimo para limpar e para desinfetar. O bicarbonato complementa o poder de limpeza nessa mistura, mas se não tiver, pode usar só o vinagre e a água mesmo. Vai limpar do mesmo jeito.

A proporção da mistura é 2 litros de água para meia xícara de vinagre e ¼ de xícara de bicarbonato de sódio. Se quiser remover manchinhas de gordura, aqueça a água para ficar morna depois faça a mistura com os outros ingredientes.

Limpeza de frestas com saponáceo

Precisa ter cuidado ao usar o saponáceo no alumínio, pois ele é abrasivo e pode riscar. Mas, para as frestas que ficam escondidas e acumulam bastante sujeira, é uma ótima solução de limpeza. Aplique saponáceo em uma escovinha de dentes velha e limpe as frestas. Depois use um pano úmido para remover a sujeira e o produto.

Deixando o alumínio brilhoso

Depois de limpar as esquadrias e portões, pode dar um acabamento para ficar mais brilhoso, como novo. Para isso, o mais recomendado é usar um polidor de alumínio, ideal para essa finalidade, que você encontra no supermercado.

Publicidade

Só precisa aplicar um pouco do produto em um pano e depois passar no alumínio, lustrando. Essa aplicação deve ser feita logo depois da limpeza, pois se acumular mais poeira, o polidor pode riscar o alumínio.

A função desse produto é dar brilho e também criar uma camada protetora no alumínio, evitando que acumule poeira tão rápido de novo. Então, é uma forma de manter as peças preservadas e com maior durabilidade.

Como tirar manchas de ferrugem

Embora seja um material resistente a manchas de ferrugem, pode acontecer. Assim que notar uma mancha pequena é bom remover logo para evitar que aumente. Para isso, depois de fazer a limpeza, aplique um pouco de saponáceo cremoso sobre a mancha e esfregue de leve com uma esponja macia. Repita até a mancha sair, depois finalize com o polidor para proteger.

Publicidade

O que não usar?

Os produtos recomendados acima permitem uma limpeza eficaz e sem danificar o alumínio. Mas, é bom saber o que não pode ser usado, pois vai deixar arranhões, manchas, aumentar o risco de oxidação ou até causar danos nas partes próximas das borrachas de vedação:

  • Facas e outros objetos pontiagudos;
  • Esponjas de aço;
  • Lado mais áspero da esponja comum;
  • Lixas;
  • Ácido muriático;
  • Soda cáustica;
  • Éter;
  • Cloro;
  • Acetona.

Veja também: Como limpar vidros corretamente sem deixar manchas

PODE GOSTAR TAMBÉM