limpar borracha da geladeira
Crédito: Freepik
em

Como limpar a borracha da geladeira com facilidade

Essa limpeza é essencial para manter a borracha funcionando bem e prolongar sua vida útil

A borracha da geladeira é uma parte essencial para o funcionamento desse eletrodoméstico. É ela que mantém a vedação, impedindo a entrada de ar quente e a saída do ar frio. Portanto, precisa estar sempre em bom estado de conservação.

E engana-se quem pensa que só precisa dar atenção à borracha da geladeira quando ela está bem velha, toda rachada e torta. Para que sua vida útil seja mais longa, é importante fazer uma boa limpeza pelo menos uma vez ao mês.

Além do mais, manter a borracha limpa é também uma questão de higiene, já que ela faz parte do eletro que fica em contato direto com os alimentos que você consome. Então, por tudo isso, veja como é que se faz uma boa limpeza na borracha da sua geladeira.

Prepare a geladeira e os materiais

Para limpar a borracha direito, a porta da geladeira vai precisar ficar aberta durante alguns minutos. Então, o melhor a fazer é desligar a geladeira da tomada, retirar tudo o que tiver dentro dela e aproveitar para fazer uma limpeza geral. Separe uma esponjinha, panos e detergente de louça.

Detergente é o melhor produto

Para limpar a geladeira inteira, inclusive a borracha, basta fazer uma misturinha de água (fria ou morna) com detergente de louça. É melhor usar esse produto, pois além de limpar, amolecendo as sujeiras mais residentes, ele não é abrasivo nem vai deixar a borracha ressecada, o que favorece aquelas rachaduras.

Fazendo a limpeza

Depois de preparar a solução, mergulhe nela uma esponjinha de louça, nova, esprema para tirar o excesso de líquido e vá passando por toda a borracha, esfregando levemente nas partes mais sujas. Faça com cuidado, pois a borracha pode desencaixar de algum lugar. Limpe não só por fora, mas também nas dobrinhas.

Acabamento

Depois de passar a esponjinha com detergente por toda a borracha, pegue um pano seco e limpo para remover o que tiver ficado de sujeiras e restos de detergente. Se for preciso, passe primeiro um pano úmido e depois finalize com um pano seco para deixar a borracha pronta para uso de novo.

Limpeza de mofo

Se por acaso a misturinha de detergente com água não for o bastante para remover manchas de mofo da borracha, faça uma outra mistura com 1 xícara de vinagre e 1 colher de bicarbonato. Borrife nas partes da borracha que estão mofadas, deixe agir por uns 15 minutos e depois limpe com uma esponja ou pano, removendo por completo os produtos e a sujeira.

Depois de tudo limpo, pode colocar de volta tudo dentro da geladeira e ligá-la na tomada. Essa limpeza pode ser feita uma vez ao mês, a cada quinze dias ou toda semana, conforme os seus hábitos de faxina.

Veja também: Dicas para limpar a geladeira amarelada

dicas para a lasanha perfeita

5 Dicas para fazer a lasanha perfeita

objetos que não deve guardar no box

7 Objetos que você não deve guardar dentro do box