Menu

Limpar as mãos com álcool em gel reduz os dias de doença em crianças

Estudo afirma que o álcool em gel é mais eficiente para a higiene do que lavar as mãos

Crédito: Freepik

Publicidade

Mais do que lavar as mãos com sabão e água, manter uma rotina correta de higiene dessa parte do corpo pode diminuir os dias de doença em crianças pequenas, de acordo com estudo. Só que apenas isso não basta: o melhor é usar álcool em gel. 

Entenda o estudo

Crédito: CNN

De acordo com um estudo realizado na Espanha, as crianças pequenas que higienizam corretamente as mãos, utilizando álcool em gel, tendem a permanecer mais saudáveis.

Ele foi realizado com 911 crianças pequenas, que frequentavam 24 creches em Almeria, dividindo em três grupos de estudo: os que mantinham os hábitos regulares de higiene, aqueles que lavavam as mãos com água e sabão diversas vezes ao dia, de acordo com a orientação, e os que utilizavam o álcool em gel, também de acordo com instruções.

Para que pudesse funcionar corretamente, os dois grupos orientados tiveram que participar de oficinas de higiene das mãos, com técnicas adaptadas à idade, compreendendo melhor também sobre infecções e febre. Foi solicitado ao grupo controlado que lavasse as mãos antes e depois de comer, sempre que espirrasse ou limpasse o nariz e sempre que chegassem em casa.

Publicidade

Quais foram os resultados

Crédito: Freepik

Foram 8 meses de estudo e as crianças tiveram o total de 5.211 casos de doenças respiratórias, o que fez com que perdessem 5.186 dias de aula. Porém, aqueles que mantiveram seus hábitos normais de higiene perderam 4,2% dos dias, enquanto os que lavaram de acordo com o recomendado – usando água e sabão, perderam 3,9% e os que utilizaram álcool em gel perderam 3,2% das aulas.

Além disso, em comparação aos que utilizaram o álcool em gel, aqueles que somente lavaram com água e sabão tiveram o risco de adoecer aumentado em 21%, com 31% a mais de chance de tomar antibióticos.

Foi então comprovada a importância de se utilizar o álcool gel em crianças pequenas, para evitar a propagação e prolongamento das doenças respiratórias. Para isso é fundamental que elas estejam acompanhadas, para evitar riscos de intoxicação por ingestão do produto.

Como lavar as mãos corretamente

Crédito: Gallus Detox Centers

De acordo com a médica Janet Haas, diretora do setor de epidemiologia em um hospital estadunidense, já é fato que lavar as mãos é fundamental para manter a saúde, mas o que não se difundiu ainda é a forma correta de se fazer isso.

Publicidade

O Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA ensina a forma correta de lavar as mãos:

  • Molhe as mãos e faça bastante espuma com o sabonete;
  • Esfregue as mãos em todas as áreas, entre os dedos, por cima e por baixo;
  • Faça isso por 20 segundos – tempo suficiente para cantar o “parabéns para você” duas vezes;
  • Seque com uma toalha limpa;
  • Passe álcool em gel nas mãos, espalhando até secar completamente.

Dessa forma, evita-se aumentar o contágio, quando doente, reduzindo o ciclo da doença, além de reduzir as chances de se contaminar.

Leave a Reply

Sair da versão mobile