como limpar lixeira
Crédito: Freepik
em

Como limpar a lixeira e evitar o cheiro ruim na cozinha

Cozinha com cheiro de lixo ninguém merece. Veja como é simples manter a lixeira sempre limpa e cheirosa

A cozinha é um ambiente gostoso da casa, onde se preparam as refeições aromáticas e deliciosas para a família. Mas é inevitável que para fazer a comida também se produza lixo. O que não pode acontecer é deixar a cozinha cheirando a lixo, o que é muito desagradável e até faz perder o apetite. Além do mais, sem uma boa limpeza periódica, também fica anti-higiênico. Então, veja dicas simples de como limpar a lixeira da cozinha e evitar o cheiro ruim.

Veja também: passo a passo de como limpar a geladeira

Como acabar com o cheiro do lixo

como limpar lixeira e evitar mau cheiro na cozinha
Crédito: Freepik

Nem sempre você precisa esperar a lixeira da cozinha ficar cheia para trocar o saco de lixo. Tudo vai depender do tipo de lixo que é produzido, pois alguns tipos de restos de comida fazem o cheiro ficar bem mais forte e fazem muito mais sujeira.

Se na sua casa tem só duas ou três pessoas, evite ter uma lixeira muito grande, pois ela precisará ser trocada mesmo estando quase vazia. Essa é uma dica para não deixar muito lixo acumulado, aumentando a sujeira e o mau cheiro. Agora, veja as dicas de limpeza.

Vinagre

O vinagre é um ótimo aliado na cozinha, tanto para ser usado como tempero quanto desinfetante. Ele tem ação bactericida e neutralizadora de odores, então pode usá-lo diluído com um pouco de água para limpar a lixeira. Encha o baldinho do lixo com água e misture um pouco de vinagre de álcool, deixando agir por meia hora.

Depois lave normalmente com uma bucha para essa finalidade (não a mesma da louça) e deixe secar ao sol. Se preferir, pode aplicar vinagre direto em um pano e passar em toda a lixeira, caso esteja limpa, apenas cheirando mal.

Água sanitária perfumada

Já se quiser uma solução mais potente para limpar a lixeira e eliminar bactérias e odores, faça uma misturinha de água com água sanitária perfumada, conforme as instruções da embalagem do produto. A ideia de usar a água sanitária perfumada é que a cozinha não vai ficar com aquele cheiro forte do produto químico.

Caso não encontre no mercado, compre a água sanitária comum e depois da limpeza passe um pano com desinfetante ou amaciante diluído em um pouco de água por todo o balde da lixeira.

Lembre-se de limpar toda semana

Muitas vezes, mesmo tirando o lixo com frequência, a lixeira continua com cheiro ruim impregnado. Então, seja qual método for usar, faça uma limpeza pelo menos uma vez por semana ou sempre que achar necessário. Assim vai evitar o acúmulo de resíduos grudados que causam esse mau cheiro mais difícil de sair, além de deixar tudo limpinho.

Para evitar cheiro ruim mantenha uma tampa na lixeira

A principal dica no caso de evitar o cheiro ruim vindo da lixeira da cozinha é mantê-la sempre bem tampada. Essa dica é importante porque às vezes você trocou o lixo e só jogou nele uma casca de cebola, mas já vai ser o suficiente para o cheiro se espalhar pela casa. Além do mais, a tampa impede que insetos e roedores sejam atraídos para dentro da cozinha em busca de comida.

3 Comments

Leave a Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

decoração com caixote de feira

Decoração com caixote de feira: 15 ideias criativas

como lavar louça passo a passo

Como lavar louça com agilidade e organização