leite de inhame
Crédito: Wikimedia Commons

Leite de inhame: como fazer, benefícios e cuidados importantes

É preciso saber diferenciar o inhame verdadeiro do taro para evitar danos à saúde

Publicidade

O inhame é um alimento muito popular, mas para comer cozido ou na forma de purê, assim como as batatas e a mandioca. Porém, como as receitas de leite vegetal têm ficado também muito populares, é legal saber que você pode fazer leite de inhame na sua casa.

Essa bebida é muito nutritiva e substitui o leite animal em todas as preparações possíveis. Confira quais são os seus benefícios, como é que se faz em casa e ideias de como usar nas suas receitas.

Veja também: benefícios e como fazer leite de castanhas

Benefícios do leite de inhame para a saúde

O inhame é um tubérculo que tem a aparência semelhante à mandioca. O interessante é que talvez você conheça este vegetal pelo nome de cará. E sim, são a mesma coisa. Então, você pode fazer leite de inhame ou leite de cará, como queira chamar.

Atenção: existe também um vegetal chamado taro, que em alguns aspectos é considerado a mesma coisa que o inhame, mas o taro não pode ser comido cru, tenha muita atenção na hora de fazer seu leite!

Publicidade

Esse que não deve ser consumido cru é o inhame do Sudeste, menor e redondinho! O motivo é que o taro contém oxalato de cálcio, que além de cortar a língua e a garganta internamente, também aumenta muito o risco de pedras nos rins. Use apenas o inhame do nordeste ou do sul, que é maior e comprido.

O inhame oferece riqueza nutricional

Como todo vegetal, o inhame garante uma rica fonte de nutrientes à saúde. Em 100 gramas de inhame cozido há cerca de 118 calorias benéfica ao organismo. Há, também, proteínas, fibras, vitamina A, vitamina C, do complexo B, além de potássio, ferro, cálcio, magnésio, fósforo e cobre.

Faz bem para a produção hormonal

Parte do inhame, ao ser digerido, se transforma em um hormônio chamado desidroepiandrosterona, que é utilizado para a síntese de cortisol, testosterona, estrogênio, progesterona e aldosterona, todos hormônios essenciais para a regulação do organismo.

Ajuda  no controle do colesterol

Ao ser um auxiliar no controle do colesterol, automaticamente o leite de inhame (e o vegetal inteiro) também ajuda a prevenir doenças cardiovasculares. O inhame possui uma boa quantidade de fibras que ajudam a equilibrar os níveis de colesterol no sangue, prevenindo doenças como aterosclerose, que é o rompimento das paredes das artérias, que levam a coágulos e falta de circulação do sangue.

Publicidade

Ajuda no processo de emagrecimento

Quem está em um processo de emagrecimento, precisa de uma alimentação natural e de carboidratos complexos, como é o caso do inhame. Os carboidratos complexos são digeridos mais lentamente, o que evita picos de glicose no sangue e, assim, evita o acúmulo de gorduras e deixa o corpo com mais energia para gastar nos treinos.

Previne e trata a anemia

A maior parte dos casos de anemia ocorre por deficiência do mineral ferro no sangue, que é importante para a formação das células de sangue. Então, o inhame ajuda a repor este mineral, não só por ser composto de ferro, mas também por conter cobre, que é importante para o organismo acessar o ferro, e conter vitamina C, que é importante para absorver o ferro. Além do mais, contém vitamina B6 para a produção de hemoglobinas e manutenção das células de sangue.

Como fazer em casa

Como você viu, o inhame verdadeiro, aquele mais comprido, possui diversas propriedades medicinais para a saúde. Ele é diferente do taro, que é menor e redondinho, e que pode fazer muito mal para a saúde. Então, aprenda a como fazer o leite de inhame do jeito certo e mais seguro:

Publicidade

Como usar nas receitas

O leite de inhame, depois de feito com segurança e com o vegetal correto, como mostrado no vídeo acima, é um grande aliado nas suas receitas. Ele pode ser usado para tudo: desde bebidas até molhos.

Pode usar o leite de inhame para colocar no café, para fazer milk-shake, para tomar puro com canela caso tenha diabetes, e para misturar nos molhos e receitas de massas.

Contraindicações e cuidados

Embora seja um alimento natural e muito saudável, o inhame não é de uso liberado. As gestantes e lactantes devem evitar seu consumo, a menos que tenham liberação médica.

Publicidade

As pessoas com problemas endócrinos também devem tomar cuidado com o consumo do leite de inhame, pois ele contém diosgenina, que pode alterar este sistema.

PODE GOSTAR TAMBÉM