É daqueles que lava o frango antes de preparar a sua refeição? Então tem de ler isto!

Neste artigo iremos partilhar com você uma curiosidade relacionada com quem tem por hábito lavar o frango antes de preparar uma refeição! Saiba que este método está errado e entenda o motivo!

Publicidade

Não sabemos se tem noção disso, mas muita gente tem por hábito lavar o frango antes de cozinhá-lo, pensando que o estão livrando de impurezas. Você tem este hábito, por certo. Há quem o lave simplesmente com água corrida da torneira. Há quem use água salgada ou até limão. Tudo no sentido de retirar bactérias que possam ser prejudiciais, acham as pessoas que fazem isso. Contudo, na realidade, quem faz isso, não deve saber que está cometendo uma asneira tremenda, com sérias consequências para sua saúde.

Saiba que numa porção de frango habitam qualquer coisa como mil tipos de bactérias. Impressionante, não acha? Apesar de a maioria não significar mesmo nenhuma ameaça para o corpo humano, existe uma potencialmente perigosa, a chamada campilobacter. E, ao lavar o frango antes de o consumir, vai aumentar as chances de contágio da campilobacter, segundo a agência alimentar britânica FSA (Food Standards Agency).

A verdade é que esta bactéria pode causar infecções no organismo, sendo que é vulgar estar associada à maioria das intoxicações alimentares da população britânica. Muitas das vezes a contaminação vem das aves, estando relacionada com a propagação desta bactéria durante o processo de lavagem destes animais. Este processo faz com que a bactéria contamine a água utilizada pelas mãos, superfícies, utensílios ou roupas. Porém, a doença só se revela passados alguns dias de exposição à bactéria.

Para seu conhecimento, doenças complicadas como a síndrome de Guillain-Barré e a síndrome do intestino irritável podem advir desse contágio e podem manifestarem-se passado já algum tempo.

Publicidade

Conheça os indícios da contaminação com a bactéria campilobacter:

  • forte diarreia;
  • náuseas;
  • estados febris;
  • desconforto no abdômen;

Num cenário mais negativo e verdadeiramente trágico, a campilobacter pode até causar morte, sobretudo em pessoas idosas, em crianças com menos de cinco anos ou em pessoas com fraca imunidade. Por isso, deixe já hoje de lavar a carne de aves antes de metê-las na panela para cozer ou na travessa para assar. Deixe o fogo tomar conta do recado e eliminar as bactérias.

Além da campilbacter, o frango tem também uma bactéria chamada salmonela. Desta eventualmente já ouviu falar, mas não é tão grave como a campilbacter. Por isso da próxima vez que cozinhar frango pode jogá-lo diretamente da embalagem para a panela, temperá-lo e colocá-lo no fogão. Se reparar que o frango tocou num outro sítio, seja uma bacia ou uma colher, por exemplo, lave-o abundantemente com água quente para não correr o risco de contágio. Pode ainda desinfetar as suas mãos convenientemente com álcool, para igualmente se prevenir.

PODE GOSTAR TAMBÉM