Mitos e verdades na hora de cuidar da roupa
Crédito: Freepik
em

Lavanderia: 7 mitos e verdades na hora de cuidar da roupa

Passe a tomar esses cuidados ao lavar suas roupas e economize seu tempo, seus produtos, água, energia e até a própria roupa

Publicidade

Quando as roupas são lavadas do jeito certo, elas ficam mais limpas, mais cheirosas e duram mais tempo. Será que você toma os cuidados necessários para tirar o melhor proveito da sua máquina de lavar e das suas roupas? Veja esses mitos e verdades sobre como cuidar da roupa e tire suas dúvidas.

1. Se colocar mais sabão, a roupa fica mais limpa

Mito. A quantidade de sabão deve corresponder ao ciclo de lavagem que você vai usar. A dica é seguir a recomendação que está na embalagem do sabão. Se você colocar mais do que o necessário, as roupas vão ficar com resíduos de sabão ao invés de ficarem mais limpas.

2. Misturar o sabão com o amaciante é mais prático

Mito. O sabão e o amaciante são jogados na água em momentos diferentes. Primeiro vai o sabão e, só na última fase da lavagem, entra o amaciante. Então, não deve misturar os dois. Cada um tem uma gaveta específica dentro da máquina.

3. Colocar uma toalha seca na máquina acelera a secagem das roupas

Verdade. Mas, precisa fazer do jeito certo. Quando você programa a máquina para secar as roupas e coloca junto uma toalha grande, macia e seca, ela vai absorver parte da umidade das roupas. Depois de 15 minutos você deve retirar a toalha seca da máquina ou ela vai ficar úmida demais e transferir essa umidade de volta para as roupas.

Publicidade

4. A máquina é autolimpante conforme lavo as roupas

Mito. Quando você lava suas roupas não está lavando a máquina também, pelo contrário. A máquina absorve parte da sujeira das roupas a cada lavagem, então, ela deve ser limpa de um jeito diferente.

Veja também: Como limpar máquina de lavar roupa e deixá-la impecável

5. O amaciante ajuda a evitar energia estática nas roupas

Verdade. Quando você usa amaciante nas suas roupas, o produto lubrifica os tecidos mais sensíveis que costumam gerar energia estática durante a lavagem e, com isso, grudam no corpo quando são vestidos.

Publicidade

6. Roupa manchada tem que ser lavada com água quente

Mito. Nem sempre a água quente vai ajudar a remover a mancha. Confira na etiqueta da roupa se ela pode ser lavada com água quente. Em alguns casos a água quente piora a situação, fazendo a mancha impregnar ainda mais.

7. A roupa fica mal lavada se usar o programa errado

Verdade. Ao comprar a sua lavadora, leia o manual de instruções para saber exatamente qual é a função de cada botão e de cada programa de lavagem. Assim, você evita usar certo tipo de programa para as roupas erradas e acabar desperdiçando tempo, energia, produtos e água porque a roupa continuou suja.

Cadeirante passa em medicina e comemora com tudo o que tem direito

Cadeirante passa em medicina e comemora com tudo o que tem direito

Bolo de fubá só com 3 ingredientes

Bolo de fubá só com 3 ingredientes para o lanche