Lavagem de banheiro a seco
Crédito: Freepik
em

Lavagem de banheiro a seco: como limpar sem jogar água no piso

Essa limpeza serve para economizar água, produto de limpeza e o seu precioso tempo

Publicidade

Só de ouvir falar em limpar o banheiro a seco, você já tem a sensação de que vai continuar sujo? É normal pensar assim, levando em conta que, no Brasil, é bem comum lavar o banheiro com muita água, inclusive despejando água do balde direto no piso. Mas, calma porque essa ideia de lavagem de banheiro a seco é higiênica sim, e bem útil em alguns casos.

Lavagem a seco não leva líquido?

Leva líquido sim, mas não água pura. Então, não é bem uma limpeza a seco, mas sim, usando só produtos de limpeza e nada de misturas com água da torneira. A intenção dessa lavagem é economizar água, produtos de limpeza e tempo.

Você  pode usar diferentes produtos de limpeza, conforme seu gosto, mas sempre colocando cada um em um borrifador separado que ajuda a espalhar melhor os produtos e a economizar na quantidade usada. Veja, a seguir, algumas opções de como fazer a lavagem de banheiro “a seco”.

Materiais e produtos para usar na limpeza do banheiro

  • Limpa-vidros para o box e espelho;
  • Desinfetante multiuso para deixar cheiroso;
  • Álcool 70%;
  • Aromatizador de vaso sanitário;
  • Panos de limpeza;
  • Esponja ou escovinha;
  • Rodo ou vassoura;
  • Luvas de borracha.

Atenção: por que não usar água sanitária?

Você deve ter notado que, na lista de materiais acima, não consta a água sanitária (lixívia). O motivo é que esse produto, para ser eficaz na sua função, deve ser misturado somente com água. Então, a menos que você queira modificar a sua limpeza “a seco” e usar um pouco de água, esse produto não entra na lista.

Publicidade

Mas aí você pode estar pensando: e se eu misturar a água sanitária com outros produtos de limpeza? A razão é uma questão de eficácia e de saúde. Ao misturar a água sanitária com outros produtos de limpeza, podem acontecer duas coisas: o produto vai perder o efeito de desinfecção e você pode criar uma mistura química muito perigosa para a saúde.

Principalmente quando você mistura a água sanitária com produtos de limpeza que contenham amoníaco, o resultado é uma reação química violenta que gera vapores muito perigosos, podendo até matar.

Além disso, jamais misture a água sanitária com álcool porque pode formar ácido muriático e clorofórmio, prejudicando a pele, os olhos, os pulmões, rins, fígados e o sistema nervoso, se forem inalados em maior quantidade.

Publicidade

Então, se quiser usar água sanitária para desinfetar o seu banheiro, precisa fazer a seguinte mistura:

  1. Num recipiente de 1 litro, coloque mais da metade de água potável;
  2. Adicione 50 ml de água sanitária (um copinho de cafezinho);
  3. Complete o volume com água até dar 1 litro;
  4. Agite, coloque uma etiqueta de identificação e armazene em um armário fechado;

A mistura tem que ser mantida fechada, protegida da luz, do sol, dentro de um armário e fora do alcance de crianças. O ácido hipocloroso não evapora dentro da embalagem fechada e pode ser usado em mais de uma faxina.

Fazendo a lavagem de banheiro a seco

Você já deve ter o seu método de limpeza de banheiro. Mas, aqui está uma sugestão, caso não tenha ou queira conhecer um modo diferente do seu para testar:

Publicidade
  1. Comece tirando o lixo e limpando a lixeira, depois pelo vaso sanitário, vá para a pia, espelhos, box, paredes e, por fim, o piso.
  2. Para economizar produtos, coloque um pouco de álcool 70% em um borrifador e desinfetante multiuso no outro. O limpa-vidros já vem no borrifador, mas se comprar refil, é só colocar no borrifador depois.
  3. Tenha um pano só para o vaso sanitário e outros para as demais áreas onde for usar, pois o vaso contém uma concentração maior de micro-organismos que podem ser passados para as outras áreas do banheiro antes dos produtos desinfetantes agirem.
  4. Comece limpando a lixeirinha e a parte externa do vaso sanitário com o álcool 70% para desinfetar. Na parte interna, borrife um pouco de desinfetante, esfregue com a escova de vaso e deixe agindo enquanto limpa outras áreas.
  5. Depois, pegue outro pano ou esponja e limpe toda a pia e o armarinho com álcool para desinfetar.
  6. No espelhos, use o limpa-vidro que é mais eficiente para não deixar marcas. Use um pano seco para isso.
  7. Depois vá para o box: borrife álcool em todo o box para limpar, remover a gordura corporal e as marcas. Esfregue com uma esponja e finalize com um pano.
  8. Passe para as paredes. Borrife álcool ou desinfetante em um pano maior, coloque o pano no rodo ou na vassoura e passe em todas as paredes do banheiro.
  9. Para deixar o banheiro mais cheiroso, você pode passar uma borrifada do desinfetante nas partes onde usou o álcool, pois agora o álcool já agiu. Não precisa usar ambos, mas a dica é para perfumar mesmo.
  10. Se preferir, pode usar pedrinhas ou pastilhas aromatizadoras, daquelas que ficam no cestinho dentro do vaso sanitário.
  11. Por fim, faça no piso o mesmo processo que fez nas paredes, sem enxaguar, e pronto. Seu banheiro estará limpo, desinfetado e cheiroso, e você terá economizado água e o tempo que leva para remover toda a água que costuma jogar no piso.

Confira, nesse vídeo do canal Pra Você Mulher, outra opção de como limpar o banheiro a seco, usando alguns produtos diferentes:

Maus hábitos de limpeza

Maus hábitos de limpeza que fazemos e não percebemos

Benefícios de ter um animal para os idosos

7 Benefícios de ter um animal para os idosos