planta lambari
Crédito: Freepik
em

Como cuidar da lambari: uma planta de fácil cultivo

Essa linda planta tem folhas que são verdes e prateadas na frente, e roxas no verso

A planta lambari é uma espécie de fácil cultivo e que cresce rápido. Ou seja, perfeita para quem adora decorar a casa com plantas, mas não tem todo o jeito do mundo para cuidar delas e quer vê-las grandes o quanto antes.

O nome científico da lambari é Tradescantia zebrina e ela é nativa do México. Suas folhas são de três cores: verde e prateado na parte da frente e arroxeado na parte de trás. Na hora de cuidar, tenha atenção às necessidades básicas dela para garantir que esteja sempre bonita, saudável e crescendo forte.

Luminosidade

lambari cuidados gerais
Crédito: Plantas Sonya

A lambari gosta de ficar em ambientes com bastante luz natural, mas não gosta que bata sol diretamente sobre suas folhas. Em seu habitat natural ela fica protegida pelas árvores, então está acostumada a não receber sol direto.

Regas

A terra para a lambari deve estar levemente úmida. Não deixe ficar totalmente seca nem encharcada. Quando notar que a superfície da terra está ficando seca, pode regar até começar a sair água pelos furinhos no fundo do vaso.

Mistura para plantio

Para as novas mudas ou replantio, faça uma mistura de terra vegetal com esterco ou húmus de minhoca. Se for uma terra muito argilosa e pesada, misture também um pouco de areia de construção para ficar mais leve, facilitando a drenagem da água e a passagem das raízes.

Adubação

lambari como adubar
Crédito: Plantas Sonya

A lambari não é uma planta exigente quanto à adubação. Se quiser adubar, a cada 3 ou 4 meses pode dar a ela um pouco de adubo equilibrado, como NPK 10-10-10 ou húmus de minhoca.

Ótima para pendurar

A lambari é uma planta rasteira, então conforme cresce, ela vai em busca do solo. Por esse motivo, se você pendurá-la mais no alto, seja sobre um móvel ou em um suporte de parede, ela vai pender para baixo, criando um lindo efeito cascata. É ótima para decorar a parede perto das janelas.

Como fazer novas mudas

como fazer mudas de lambari
Crédito: Plantas Sonya

Fazer novas mudas da lambari é muito simples. Você pode arrancar caules saudáveis de uma planta que já está com caules bem longos e ir enterrando a base em outro vaso com substrato bem leve. Pode preencher todo um vaso com caules arrancados. Depois faça uma rega e mantenha assim, pois ela vai enraizar.

casa de materiais recicláveis

Conheça uma casa feita só com materiais recicláveis

Famosas que já sofreram muito por amor

Famosas que já sofreram muito por amor – mas deram a volta por cima