Dona Marlene Cordeiro de Oliveira morava em em Afogados de Ingazeira, no sertão de Pernambuco, onde vivia a realidade de muitos brasileiros: necessidade de parar de estudar para poder trabalhar e levar o sustento para casa. Por isso, aos 13 anos, Marlene deixou os estudos para trabalhar como faxineira em casas de famílias.
Quando ficou adulta, foi tentar a vida em Santos, litoral de São Paulo, onde se casou e teve dois filhos. Um deles é Roberta, a jovem que inspirou muitas pessoas na sua formatura de faculdade ao prestar uma linda homenagem à mãe.
Ao longo dos anos em Santos, Marlene trabalhou vendedora, cuidadora de idosos e há 10 anos trabalha como encarregada de limpeza em um prédio na cidade. Quando os filhos já estavam mais crescidos, Marlene pôde realizar o desejo te concluir o Ensino Fundamental.

Desde sempre, a filha Roberta se orgulhou da história de vida de sua mãe, e por isso fez questão de ajudá-la a estudar.
Com o trabalho de taxista do pai e de faxineira da mãe, foi possível pagar a faculdade de Roberta até ela conseguir uma bolsa. A jovem cursou Pedagogia na Universidade Metropolitana de Santos.
Por causa da pandemia, a formatura não foi como os formandos esperavam, e por isso os planos de Roberta em homenagear sua mãe tiveram que ser adaptados. Ela resolveu surpreender no dia da sessão de fotos, quando os pais puderam estar presentes.

“Na hora que fomos tirar a foto, eu abri a beca, ela viu a roupa. Ela começou a chorar e me abraçou. Ela não falou nada porque eu acho que não tem palavras que possam expressar qualquer tipo de sentimento que ela teve naquele momento”, conta.
O momento da homenagem foi simples, mas com imenso significado para Roberta e para Marlene. As duas ficaram emocionadas.

A história de Marlene sempre serviu de inspiração para a filha, que agora pretende atuar com crianças e adolescentes em vulnerabilidade social.
Mais tarde, Roberta quer fazer um mestrado para dar aulas em universidades e promover projetos sociais em comunidades e em vilas caiçaras.
Mais do que vestir o uniforme da mãe na foto de formatura, a jovem irá levar por toda sua carreira o exemplo de determinação que sempre teve em casa.
“Ela é uma mulher nordestina, que veio para são Paulo, para sair da fome, da miséria. Acabou crescendo aqui, conseguiu trabalho, terminar os estudos. Ela merece de fato ser homenageada por tudo que ela fez por mim, pelo meu irmão e pelo meu pai”, fala Roberta.

