jovem sonha em se tornar cozinheiro profissional
Crédito: Arquivo pessoal Paulo

Jovem faz publicação falando do sonho em ser cozinheiro e viraliza

Desde criança ele reproduz receitas em casa e agora busca uma oportunidade de se profissionalizar

Publicidade

Paulo é um jovem de 16 anos que vive no Jardim Jaqueline, periferia de São Paulo (SP). Desde os 8 anos de idade ele tem o sonho de se tornar um chef de cozinha. Ele sempre gostou de culinária e começou a reproduzir as receitas que via no programa da Ana Maria Braga e também na internet.

Agora, em maio de 2020, o jovem resolveu divulgar o seu grande sonho, através da sua conta no Instagram. Humilde e muito educado, ele fez uma publicação falando sobre o desejo de fazer um curso da área de gastronomia e pedindo uma oportunidade para começar a trabalhar e mostrar o seu talento.

Os pratos de Paulo são daqueles caseiros simples, com cara deliciosa, que só se vê na casa de quem ama preparar comida e ver os amigos e familiares apreciando.

Crédito: Arquivo pessoal Paulo

Bem, a intenção de Paulo com a publicação deu certo. Logo viralizou e, para a surpresa do jovem, chegou até mesmo ao renomado chef Alex Atala.

Publicidade
Crédito: Arquivo pessoal Paulo

Paulo também recebeu incentivo de outros futuros colegas de profissão e agora está muito feliz e ainda mais animado para as oportunidades que terá pela frente.

Nascido em uma família batalhadora

No Jardim Jaqueline, o jovem vive com o pai, seu Paulo, de 47 anos, que trabalha como auxiliar de serviços gerais, também com a mãe, dona Edna, de 42 anos, que é artesã, além dos irmãos Kaique (25), Katerine (7) e Kauan (6), e duas primas, de 13 e 18 anos.

Dona Edna confirma a dedicação do filho com a gastronomia. Conta que, desde pequeno, ele adora acordá-la com um belo café na cama.

A família é grande, mas é batalhadora e vive em busca de uma vida melhor para todos. Agora, por causa da pandemia, o pai e o irmão mais velho, Kaique, que trabalha como motorista de aplicativo, estão parados. Foi aí que surgiu a ideia de Paulo em fazer a publicação e tentar uma oportunidade.

Publicidade

“As coisas em casa estão muito difíceis por causa da covid-19. Minha intenção com a publicação era ser reconhecido, não esperava essa repercussão e estou muito emocionado”, disse Paulo.

Vaquinha para a realização do sonho

Além de muitos comentários positivos e de apoio de chefs de cozinha, Paulo também teve outra ótima surpresa. A equipe do Razões para Acreditar criou uma vaquinha online para ajudar o jovem a fazer sua faculdade de gastronomia.

View this post on Instagram

"Sempre perguntam pra mim quais histórias mais me emocionam. Pois bem, esse é o tipo de história que me revigora. Hoje a tarde me mandaram um post do @dsf__paulo onde ele mostra fotos dos pratos que ele faz e manifesta a vontade de se tornar cozinheiro – 16 anos o menino! ⠀ Pois bem, postamos no @razoesparaacreditar umas 17h, no post escrevemos pra darem uma moral pra ele. Os leitores foram em massa! ⠀ De 400 e poucos seguidores (quando dei print já tava 527) a quase 10 mil em poucas horas ?. ⠀ Não aguentei e fiz uma live com ele, que ainda tá sem acreditar. @paolacarosella comentou, @alexatala já se prontificou a conversar com ele assim que acabar a quarentena e como também o chef @rafaelicks!". ⠀ Enfim, um novo caminho surgindo para nosso futuro chef! Lançamos sua vaquinha na @voaa_vaquinhadorazoes para ajudá-lo a realizar o sonho de fazer uma faculdade de gastronomia! ⠀ Clique no link da bio e vamos dar essa força a esse menino tão esforçado?! ⠀ Ah! A mãe dele nos enviou um áudio emocionada, dizendo que ele sempre foi um filho exemplar e dedicado. ⠀ O Vicente, nosso editor-chefe, resolveu ainda pedir o endereço dele e mandar uns ingredientes pra ele fazer uma lasanha de berinjela no Dia das Mães (prato favorito dela). ⠀ Fiquem de olho no perfil do @dsf__paulo que ele vai publicar esse prato delicioso cheio de amor! ⠀

A post shared by Razões Para Acreditar (@razoesparaacreditar) on

Embora a família de Paulo tenha as melhores intenções e incentive o jovem a realizar seu sonho, não tem condições de pagar a faculdade para ele. Então, essa vaquinha vai garantir 2 anos pagos da Faculdade de Gastronomia do Senac. Se você quiser, pode ajudar também!

Publicidade

Veja também: Menina faz horta em casa para ajudar pessoas que precisam

PODE GOSTAR TAMBÉM