Menu

Jovem com Down está terminando a faculdade

Luísa está no último período do curso de Relações Internacionais e ainda cuida da avó

Crédito: Instagram @t21.SindromeDeDown

Publicidade

Muitas pessoas têm uma visão errada sobre as pessoas com Síndrome de Down, acreditando que elas são incapazes, precisam de atenção especial o tempo inteiro e nunca vão conseguir ser independentes. Mas não é verdade, exemplo disso é Luísa, uma jovem com Down de 25 anos de Belo Horizonte, Minas Gerais. Ela está terminando a sua faculdade, tem uma vida comum para as meninas de sua idade e ainda ajuda a cuidar da avó de 91 anos.

História

A jovem com Down teve um início de vida difícil, como qualquer pessoa com a sua condição, mas Luísa teve uma grande ajuda. Sua mãe Marisa trabalha em uma instituição filantrópica onde a jovem passou a maior parte da infância. Lá ela praticou esportes, teve aula de música e acompanhamento de psicólogos e fonoaudiólogos, o que ajudou Luísa a se desenvolver e ser a jovem que é hoje, além, é claro, do apoio que ela sempre teve da família.

Luísa é uma estudante do oitavo semestre do curso de Relações Públicas e atualmente está escrevendo o seu TCC. Ela se formará no meio do ano e ainda faz estágio na faculdade. Essa rotina tem deixado a jovem um pouco mais ocupada, mas ela não deixa de fazer o que gosta e viver a sua vida.

A jovem que é muito vaidosa e amorosa, adora sair com irmã e as amigas, sair para tomar uma cerveja e fazer a unha toda semana. Acima de tudo isso, Luísa é muito independente e inteligente: foi eleita a melhor aluna da sua turma na faculdade.

Publicidade

Uma das coisas que Luísa mais gosta de fazer é ajudar a mãe, Marisa, a cuidar de sua avó, dona Ana, de 91 anos. Não importa o quanto a vida da jovem esteja agitada, ela sempre arruma um tempo para ficar com a avó. Luísa ama a avó, alimenta-a e troca os seus curativos.

Essa não foi a primeira vez que Luísa fez o papel de enfermeira da família. Quando seu pai, Jorge, fez uma cirurgia no coração, Luísa ficou de acompanhante dele no hospital, cuidando do pai com o que ele precisasse.

Ser solidário é uma virtude que toda a família de Luísa carrega, que foi ensinado por Marisa e Jorge para as filhas. A família sempre faz o possível para estar disponível para os que precisam de ajuda, mas essa virtude é ainda mais natural em Luísa. Segundo sua irmã, Alice, Luísa é a melhor para cuidar dos outros, acolhendo quem precisa dela e sempre faz tudo com muito amor, carinho e dedicação.

Veja também: Modelo com Síndrome de Down é eleita embaixadora de marca de maquiagem

Publicidade

Leave a Reply

Sair da versão mobile