jogo americano modelos e como fazer
Crédito: Freepik
em

Jogo americano: qual material usar, tutoriais e modelos para inspiração

O jogo americano deixa a sua mesa muito mais bonita e convidativa, seja no dia a dia ou em ocasiões especiais

O jogo americano é aquele conjunto de toalhinhas que você coloca em cada um dos lugares na mesa para colocar o prato, os talheres, guardanapos e copos em cima. Eles servem tanto para decorar quanto para evitar que suje a toalha. Aliás, eles podem substituir a toalha, se preferir. Com um jogo americano na hora de montar a mesa, a refeição vai ficar mais atrativa e com aquele toque especial que vai demonstrar o cuidado que você teve no preparo da refeição.

Quais materiais usar para jogo americano?

As opções de jogo americano são diversas. Você pode escolher de tecido, bambu, palha, EVA, juta, renda, crochê ou impermeável. Estampado ou liso, simples ou sofisticado, quadrado, retangular ou redondo. Tudo vai depender do estilo da sua decoração, da temática do almoço ou jantar, e também do seu gosto, é claro.

Tutoriais de jogos americanos

Se tiver máquina de costura em casa, não perca tempo e comece a assistir esses tutoriais para aprender a fazer lindos jogos americanos.

De tecido emplastificado

Se quiser que o jogo americano seja de tecido, mas fácil de limpar, a dica é emplastificar. O plástico é costurado junto ao tecido. Veja como fazer:

Modelo dupla-face de cactos

Esse modelinho é muito bom para o dia a dia, com essa linda estampa de cactos de um lado e de folhas do outro. Quando um lado sujar, usa o outro e só depois é que a peça vai para a máquina.

De tecido com cantos mirados

A escolha do tipo de tecido, da estampa e dos acabamentos é essencial para que o seu jogo americano fique com cara de sofisticado, como esse modelo do vídeo:

De crochê

É claro que não poderia faltar um modelo feito de crochê. Esse é perfeito para que já faz crochê ou quer aprender, e não tem máquina de costura. Depois de fazer um, você vai querer fazer vários.

Bordado

Você pode comprar um jogo americano simples e liso, com tecido para bordar, e criar os seus bordados personalizados. Veja essa ideia com flores:

De EVA

O EVA é um material muito bom e fácil de trabalhar, além de ser prático para manter no dia a dia. Você pode escolher entre diversos tipos de estampas e fazer cada jogo para uma ocasião diferente.

Modelos para inspiração

Agora que você já sabe como fazer jogos americanos, aproveite e veja algumas ideias lindas para se inspirar a produzir os seus jogos. Pode fazer para ter em casa, para dar de presente ou mesmo para vender, só precisa caprichar nos detalhes e usar a criatividade.

Escolha uma cor lisa e outra estampada que combine

Marrom, bege e guardanapo vermelho para o café da tarde

Conjunto tropical para o verão

De gatinhos com porta-copos

Azul com rosa-chá para um lanche gostoso

Tecido floral com suplá de crochê

Azul com branco e flores delicadas no acabamento

Mais um lindo modelo de crochê lilás

Todos iguais feitos de patchwork

Verde-oliva com branco para o jantar

Romântico

De flamingos

Rosa-chá com verde-oliva claro é uma combinação acolhedora

Jeans também funciona

Colorido para um lanche descontraído

Crédito das imagens: Viva Decora

ideias com fuxico

Artesanato em fuxico diferente: 10 Ideias para sair do básico

como limpar panela que ficou preta

Ferveu água numa panela e ela ficou preta? Saiba como limpar