joelho que faz barulho quando se preocupar
Crédito: Freepik
em

Joelho que faz barulho: quando se preocupar?

É normal que os joelhos estalem de vez em quando, mas não é normal sentir dor ou inchaço

Ouvir estalos vindos dos joelhos não quer dizer que eles estejam com algum problema. Os estalos ocorrem porque se formam bolhas nas articulações dos joelhos, conforme a pressão da articulação muda. Então, quando essas bolhas estouram, fazem o som do estalo, que é geralmente quando a pessoa se levanta, caminha, sobe degraus, se agacha ou salta.

Se o estalo no joelho não estiver acompanhado de dor ou inchaço, não tem com o que se preocupar. Agora, se esses outros sintomas estiverem presentes, aí sim vale a pena consultar um médico ortopedista para saber o que está acontecendo.

Estalo não é o mesmo que crepitação

Existe uma diferença entre o som do estalo e o som da crepitação, que é como se tivesse areia nas articulações. Essa sensação de areia ocorre por causa do amolecimento e do enrugamento da cartilagem da patela, também chamada de rótula (parte da frente do joelho).

Essa mudança estrutural na cartilagem da patela pode causar inchaço, dor e sensação de aspereza com atrito, levando também à fraqueza muscular.

Por que acontece a crepitação?

Os motivos para isso acontecer são muitos, conforme o estilo de vida de cada pessoa. É preciso se lembrar que os joelhos aguentam todo o peso do tronco e são requisitados para diversas atividades no dia a dia, então eles se desgastam. Se você exagerar, colocar muito peso sobre eles e dificultar a movimentação da estrutura dos joelhos, eles podem adoecer.

Existem fatores de risco que favorecem o surgimento da crepitação e seus sintomas, como fraqueza muscular no quadril e nos joelhos, alteração na forma de andar (mancar, por exemplo), excesso de atividade física, sedentarismo, obesidade, deformidades no quadril ou nos joelhos e ligamentos frouxos.

Mas as crepitações devem ser vistas como uma possível consequência de outro problema que já esteja em desenvolvimento, como rupturas mais antigas no menisco (parte que fica entre os ossos do joelho), lesão na cartilagem do joelho, osteoartrite, síndrome da dor patelofemoral e instabilidade patelofemoral.

O que fazer?

Então, se estiver apenas ouvindo estalos no joelho quando se movimenta, sem sentir dor ou inchaço, não tem que fazer nada.

Mas, se tiver os outros sintomas, como a sensação de areia entre os ossos do joelho, dor, inchaço e dificuldade para caminhar, é preciso consultar um médico ortopedista para fazer exames e chegar ao diagnóstico.

O tratamento vai depender do tipo de problema, e pode incluir fisioterapia, medicamentos, reeducação alimentar, reeducação da rotina de atividades físicas e, em alguns casos, cirurgia.

reformas de casas irmãos à obra

Os melhores antes e depois do programa Irmãos à Obra para inspiração

histórias de carma

Essas histórias são a prova de que o carma existe