jejum intermitente pode reverter dependência de insulina
Crédito: Pixabay

Jejum intermitente pode reverter dependência de insulina

Apesar de alguns casos de sucesso, médicos pedem cautela

Publicidade

Três homens com diabetes tipo 2 usaram jejum intermitente para reverter sua dependência da insulina de acordo com um relatório publicado por Dr. Jason Fung. Você não deve tentar sem supervisão médica, dizem especialistas.

Entenda o estudo

O novo relato de caso diz que os três pacientes também perderam peso e suas HbA1Cs, uma medida dos níveis de açúcar no sangue, melhoraram. “As pessoas estão focadas em dar drogas ao diabetes tipo 2, mas é uma doença alimentar”, disse o autor do estudo, Dr. Jason Fung, diretor médico do Intensive Dietary Management Program, em Toronto.

jejum intermitente pode reverter dependencia de insulina estudo
Crédito: Pixabay

Especialistas dizem que isso contraria a crença amplamente aceita de que o diabetes é estritamente uma doença crônica e irreversível, embora o Dr. Jason tenha dito que isso vem mudando nos últimos anos. “Em geral, o conceito de reverter ou curar o diabetes não é bem aceito no campo da medicina“, disse o Dr. Abhinav Diwan, professor de medicina, biologia celular e fisiologia na Escola de Medicina da Universidade de Washington, em St. Louis. “Não é nem mesmo um objetivo terapêutico quando as pessoas começam a tratar diabéticos”.

jejum intermitente pode reverter dependência de insulina como
Crédito: Freepik

Os Centros para Controle e Prevenção de Doenças dos EUA estimam que 9,4% dos americanos, cerca de 30,3 milhões de pessoas, têm diabetes e quase um quarto deles não é diagnosticado. De 90 a 95% desses casos são diabetes tipo 2. Um adicional de 33,9% da população, ou 84,1 milhões de pessoas, têm pré-diabetes, diz a agência.

Publicidade

No estudo, os pacientes seguiram jejuns de 24 horas várias vezes por semana. Comiam apenas jantares nos dias de jejum, mas podiam beber água, café e caldos durante o dia. Todos eram homens, com idades de 40, 52 e 67 anos, diagnosticados com diabetes 20, 25 e 10 anos antes, respectivamente.

jejum intermitente pode reverter dependência de insulina remédio
Crédito: Unsplash

Os participantes foram diagnosticados com diabetes tipo 2, que tem sido associada à obesidade e se desenvolve ao longo dos anos devido a uma combinação de genética e estilo de vida. Nesse tipo, o corpo se torna menos responsivo à insulina, um hormônio necessário para equilibrar a glicose na corrente sanguínea.

Isso é diferente do diabetes tipo 1, uma condição autoimune na qual o pâncreas não produz muita insulina ou nenhuma. O jejum para aqueles com diabetes tipo 1 “pode ​​não ser seguro devido ao aumento do risco de hipoglicemia”, disse Diwan, que não participou do novo estudo. No entanto, ele pesquisou o jejum e diabetes em ratos, procurando pistas importantes no nível celular sobre como isso pode funcionar.

jejum intermitente pode reverter dependência de insulina entenda
Crédito: Freepik

Quando se trata deste campo de pesquisa, ele disse, “estes são os primeiros dias, mas muito animadores“. O novo relatório não é um estudo definitivo, acrescentou ele, tem um tamanho de amostra pequeno, nenhum grupo de controle e um acompanhamento limitado. A pesquisa existente em humanos também é difícil de comparar, porque é amplamente observacional, disse Diwan.

Publicidade

“É muito claro que as pessoas que podem perder peso têm um melhor controle de açúcar no sangue e, às vezes, podem sair da insulina se não estiverem muito adiantadas em sua doença”, disse Robert Gabbay, diretor médico do Joslin Diabetes Center, um centro de pesquisa e assistência sem fins lucrativos em Boston, afiliado à Harvard Medical School. “O exemplo mais estabelecido disso são pessoas que fazem cirurgia bariátrica“, acrescentou. “Eles perdem quantidades significativas de peso e alguns deles retiram todos os medicamentos”.

jejum intermitente pode reverter dependência de insulina pesquisa
Crédito: Freepik

Robert, que não estava envolvido no novo relatório, chama isso de “remissão” do diabetes em vez de “cura” porque, “até onde sabemos, ainda vale a pena fazer um exame anual, ter uma triagem para doença renal e danos do sistema nervoso, mesmo naquelas pessoas que normalizam seu açúcar no sangue, porque eles podem estar em risco contínuo. Embora, honestamente, não haja pessoas suficientes para saber”.

Especialistas como Fung estão pedindo mais pesquisas sobre este tópico, que não tem recebido muita atenção da comunidade científica em geral. “O jejum intermitente tem estado no limbo por muitos, muitos anos. Não há dados sobre isso”, disse Fung, acrescentando que suas propostas para estudos maiores sobre jejum e diabetes foram negadas por dois hospitais de Toronto. Ele disse que viu milhares de pacientes em seu programa, e o novo relatório, que levou dois anos para ser publicado e inclui apenas três pacientes, é parte de um esforço contínuo para mostrar evidências iniciais e defender estudos maiores.

Publicidade
jejum intermitente pode reverter dependência de insulina cuidados
Crédito: Freepik

O objetivo de não precisar mais de insulina não é apenas algo relacionado à saúde, disse Fung, também pode significar não ter que comprar esses medicamentos, que são cada vez mais caros. O problema é que, sem testes randomizados, Diwan disse que é difícil dizer quão efetivo é o jejum intermitente, qual é a melhor maneira de fazê-lo e quão sustentável pode ser a longo prazo.

Para ter uma ideia, “o jejum intermitente tem sido praticado em várias culturas“, disse Diwan, citando sua própria cultura hindu como exemplo. “Então, isso diz logo de cara que é uma coisa factível”. Gabbay disse que “há dados conflitantes” sobre dietas em jejum e perda de peso, incluindo estudos que sugerem que o jejum não é mais eficaz para perda de peso e manutenção do que a restrição calórica, e outras pesquisas mostram como algumas pessoas recuperam peso.

jejum intermitente pode reverter dependência de insulina estudo
Crédito: Freepik

Nenhum dos homens do estudo teve episódios em que o açúcar no sangue caiu perigosamente, conhecido como hipoglicemia, mas outros estudos sobre jejum e diabetes relataram esse risco. Pode aumentar se as pessoas continuarem a tomar a dose habitual de insulina durante o jejum, fazendo com que seus níveis de açúcar no sangue caiam, disse Fung.

Publicidade

“Claramente, há necessidade de cautela, porque as pessoas diabéticas são propensas a episódios de hipoglicemia, e a hipoglicemia pode ser fatal”, disse Diwan. “As pessoas não devem colocar-se em risco pelo jejum sem consultar um médico”.

jejum intermitente pode reverter dependência de insulina teste
Crédito: Pixabay

Especialistas dizem que podem haver outros riscos trazidos pelo jejum, como dores de cabeça, fadiga, náusea e insônia. Também pode ser menos seguro para alguns grupos de pessoas jejuar, incluindo mulheres grávidas e aquelas que tomam certos medicamentos.

Gabbay disse que o novo trabalho cumpre sua meta de garantir mais estudos, mas, por si só, é uma história de sucesso sobre três pessoas. “Sempre nos preocupamos quando relatos de resultados dramáticos são apresentados, pois podem ser mal interpretados pelas pessoas”, disse ele.

Publicidade

Fonte: CNN
Estudo: BMJ Journals

PODE GOSTAR TAMBÉM