em

AmeiAmei HahahaHahaha FofoFofo Meu Deus!Meu Deus! EstranhoEstranho TristeTriste

7 Benefícios do jamelão

Confira como essa fruta pode trazer imensas vantagens para a saúde de seu corpo
jamelão
Crédito: Wikimedia Commons

O jamelão possui um incrível poder medicinal, podendo ser usada diariamente para beneficiar a saúde e o bem-estar do organismo. Confira todas as vantagens que essa frutinha roxa pode trazer para a sua dieta.

Benefícios do jamelão para a saúde

Essa fruta possui uma grande quantidade de nutrientes que são essenciais para saúde corporal. Confira abaixo quais são os benefícios que ele pode trazer para a sua alimentação.

Poderoso antibacteriano

Devido a essa propriedade de ser um bactericida, ele é importante para combater diversos problemas gerados por bactérias, como: diarreia (equilibrando a proporção de bactérias boas no intestino), infecções na pele e na boca e até doenças de gengivas, causadas por atividades bacterianas.

Saiba que essa fruta também é importante no combate ao escorbuto, devido ao seu alto teor de vitamina C.

Previne o diabetes

Ele possui propriedades químicas capazes de ajudar na conversão do açúcar em energia. Assim, essa fruta é capaz de evitar o desequilíbrio do nível de açúcar no sangue, fator que auxilia bastante diabéticos ou pessoas propensas a ter essa doença.

Ajuda a combater o câncer

O jamelão é uma das infinitas plantas medicinais disponíveis por aí. Ele é uma poderosa ajuda na luta contra o câncer.

Uma pesquisa realizada pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) mostrou que o pigmento dele, o Eugenia jambolana, tem incríveis propriedades de combate ao câncer em geral.

Esse estudo constatou que seu extrato, contendo as antocianinas presentes na pigmentação, provocou a morte de uma média de 90% das células leucêmicas. Isso fez com que a área afetada pelo tumor diminuísse bastante e doença regredisse a um estado praticamente inicial.

Essa fruta deve ser consumida depois de consultar um médico e jamais deve substituir o tratamento convencional.

Mantém a pele saudável

Esse fruto contém muitos antioxidantes e vitamina C, sendo muito importante no auxílio para a produção de colágeno das células, componente que é responsável pelo rejuvenescimento da pele e pela formação de novas células para substituir as células danificadas.

Além disso, os antioxidantes combatem os radicais livres, elementos responsáveis por dar à pele um aspecto mais envelhecido, devido ao desgaste que ele gera nas células da derme, enfraquecendo-as e reduzindo sua resistência.

Previne a prisão de ventre

Devido às fibras presentes em sua composição, ele também pode ser utilizado para combater a prisão de ventre, pois regula o funcionamento do intestino.

Evita dores estomacais

A fruta também colabora para a prevenção de problemas estomacais, pois suas propriedades anti-inflamatórias podem prevenir dores no estômago, evitando a formação de feridas nessa área. Além disso, essa fruta ajuda a prevenir males como gastrites, úlceras e câncer no estômago.

Previne alergias

benefícios do jamelão
Crédito: Flickr/Dinesh Valke

Esse tópico foi comprovado em um estudo em que os pesquisadores injetaram nas patas de camundongos uma substância que simula uma reação alérgica, a qual causou um inchaço nas patas.

Depois, foi feita a administração oral de extrato de jamelão e de outros extratos. Enquanto os outros extratos não geraram nenhum efeito, o primeiro possibilitou uma redução de 80% no inchaço em apenas meia hora.

Comer jamelão emagrece?

Sim, ajuda a emagrecer! Isso porque a planta dele possui propriedades diuréticas, eliminando o excesso de líquido no corpo pela urina, o que reduz a sensação de inchaço. O chá é o modo mais recomendado para aproveitar essa propriedade.

Conheça também o chá de 7 ervas que ajuda a emagrecer.

Como comer

Muito versátil, pode ser comida logo depois de tirada do pé ou servindo como base para alguma receita mais elaborada. Então, essa fruta pode ser comida na sua forma natural, em tortas, geleias, acompanhamento para sanduíches, chá, suco e saladas.

Como fazer o chá

Se você está passando por alguma dieta ou quer se livrar do inchaço, experimente esse chá diurético e acompanhe os resultados.

Ingredientes

Água: ½ litro;
Jamelão: 10 folhas.

Modo de preparo

  1. Leve a água para ferver;
  2. Quando levantar fervura, adicione as folhas e desligue o fogo;
  3. Tampe a panela e deixe o chá descansar durante 15 minutos;
  4. Sirva imediatamente, para que o chá não perca parte de suas propriedades, como a vitamina C.

Quer experimentar uma receita inusitada com essa frutinha? Veja no vídeo:

Redigido por Angela Oliveira

Mãe de três, esposa em treinamento há mais de duas décadas, nerd assumida e karateca por paixão. Ama escrever e procura sempre as melhores informações para compartilhar e deixar seu dia a dia mais leve, simples e gostoso.

58 Comments Leave a Reply
  1. O jamelão, jambo, jambolão, jamborão, baguaçu, jalão, joão-bolão, topin, manjelão, azeitona-preta, ameixa roxa[2], baga-de-freira, oliveira, brinco-de-viúva ou guapê . Nativa da Índia…A arvore apesar de alta seus galhos ficam baixos cheias de frutos roxos, que são agridoces. Tem espelhada no Brasil todo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0
Comentários

comentários

salsa com limão
Salsa com limão emagrece?
doces para festa infantil
30 Doces para festa infantil: do docinho clássico ao bolo