Itens mais sujos da sala
Crédito: Freepik

5 Itens mais sujos da sala que nem todo mundo se lembra de limpar

Será que você faz mesmo uma limpeza minuciosa em todos os cantinhos da sala?

Publicidade

Se você não tem muito tempo para fazer aquela faxina completa toda semana, certamente escolhe limpar a sujeira mais aparente. Na sala, a limpeza mais comum é tirar poeira das superfícies visíveis, limpar os vidros, o tapete e o piso.

Mas, ainda que a sua sala seja minimalista, com poucos móveis, existem itens que ficam bem mais sujos do que parece. Veja só essa lista e dê uma conferida nos que você tem em casa para fazer uma limpeza extra essa semana.

1. Controle remoto

O controle remoto é um dos itens mais sujos da casa porque passa de mão em mão, muitas vezes engorduradas, além de acumular bastante poeira entre os botões.

Mesmo que você use aquelas capinhas plásticas para proteger o controle remoto, precisa passar um pano com álcool ou uma misturinha de água e detergente nesse plástico.

Publicidade

Se você não coloca nenhuma proteção no controle, a limpeza ideal é aplicar um pano umedecido com álcool isopropílico em todo o controle. Esse álcool é próprio para limpeza de eletrônicos, pois limpa, desinfeta e seca bem rápido. Vale a pena ter em casa para limpar todos os eletrônicos.

2. Embaixo do encosto e do assento do sofá

Dar aquela batidinha nos estofados do sofá pode até tirar um pouco de poeira, mas não limpa efetivamente. Nos cantinhos internos do sofá acumula uma grande quantidade de poeira, sem contar os farelos de alimentos, partículas de sujeira das roupas, cabelos e até objetos perdidos.

Se o encosto e o assento do seu sofá são soltos, você deve retirá-los do sofá e colocá-los ao sol toda semana enquanto faz a faxina. Pelo menos uma vez por mês, tire as capas e coloque para lavar.

Enquanto isso, pegue um aspirador e limpe muito bem todos os cantinhos. Se não tiver aspirador, passe uma escova umedecida com uma mistura de água e detergente neutro e espere secar naturalmente em um dia de sol, com todas as janelas abertas.

Publicidade

3. Nichos

Os nichos decorativos são fechadinhos e você os preenche com objetos, por isso, não consegue ver bem a quantidade de poeira que se acumula lá dentro, no fundo. Certamente vai se surpreender com a sujeira, caso não tenha o hábito de tirar o pó dos nichos com frequência.

Então, pelo menos a cada 15 dias, retire todos os objetos de dentro dos seu nichos e limpe bem a parte interna usando um pano umedecido com uma mistura de água e detergente neutro. Essa poeira acumulada pode ser a causa de alergias respiratórias.

4. Embaixo das poltronas e cadeiras estofadas

Essa é uma dica para quem tem gato e cachorro em casa. Eles gostam de passar e deitar embaixo das cadeiras estofadas e das poltronas, mas nem todo mundo ergue esses móveis para ver a quantidade de pelos e areia que fica depositada ali.

Publicidade

Na próxima faxina, lembre-se de fazer essa limpeza logo depois de limpar o sofá e antes de limpar o chão. Use um rolinho de tirar pelos e depois passe uma escovinha umedecida com uma mistura de água e detergente neutro para limpar sem estragar os tecidos.

5. Bandô das cortinas

Se as cortinas da sua casa têm um acabamento com bandô, que é aquela caixa na parte superior para esconder o varão ou trilho, precisa dar uma olhada de perto para ver a quantidade de poeira acumulada sobre o bandô.

Como essa é uma parte alta, nem todo mundo consegue enxergar lá em cima e, por isso, esquece que precisa limpar. Mas, quando sobe lá com uma escada ou banquinho, se assusta com a poeira acumulada.

Publicidade

Essa limpeza pode ser feita com aspirador de pó ou com uma escovinha umedecida com uma mistura de água e detergente neutro, deixando secar bem depois. Se tiver aspirador, faça as duas etapas para garantir uma boa limpeza.

PODE GOSTAR TAMBÉM