aumento de adoção de pets na quarentena
Crédito: Freepik

O isolamento social e o aumento das adoções de animais de estimação

As pessoas estão com mais tempo para dedicar aos pets e também perceberam a necessidade de uma companhia

Publicidade

O isolamento e o distanciamento social têm sido motivo de problemas psicológicos e dificuldades emocionais para muitas pessoas. Embora conscientes da necessidade dessa quarentena, muitas pessoas moram sozinhas ou vivem em um ambiente pouco amigável, mesmo no âmbito familiar.

Esse é um dos motivos que vem fazendo aumentar o número de adoções de animais de estimação durante a pandemia. As adoções também estão acontecendo em maior quantidade por partes de famílias que vivem em plena harmonia, mas que por estarem mais tempo em casa, acabaram por refletir melhor e gostar da ideia de ter um ou mais um animal de estimação.

Um bom exemplo desse aumento exponencial de adoções foi relatado pela equipe do Lucky Dog Animal Rescue, de Mariland, EUA. Eles realizavam feiras de adoção com frequência para conseguir um lar definitivo para 15 cães resgatados. Porém, logo quando a quarentena foi iniciada, a lista de espera deles subiu de 10 para 40 potenciais adotantes. Em um único evento eles conseguiram 30 adoções em apenas 3 horas.

No Brasil está acontecendo a mesma coisa, em várias cidades pelo país todo. Na fazenda Abrigo de Fauna, em Brumadinho/BH, desde o final de maio 60 cães e gatos ganharam um novo lar.

Publicidade

“Primeiro abandonamos as feiras físicas durante esta pandemia e ampliamos a campanha on-line, o que atingiu um público maior. Ficou claro nas procuras que as pessoas queriam companhia, e com certeza cães e gatos são excelentes para isso”, afirma Magda Castro, analista ambiental e gestora da fazenda.

Motivos para adotar um animal de estimação

Quem estava sempre na dúvida sobre adotar um amigo de quatro patas (ou de duas, como aves) mesmo antes da quarentena, tem ainda mais motivos para refletir sobre o assunto agora. Claro, dependendo de como está a rotina de cada um e as suas condições financeiras, já que toda adoção é um investimento.

  • Ter uma companhia cheia de amor para oferecer;
  • Manter a mente e o corpo ocupados dando atenção ao pet;
  • Melhorar os níveis de endorfina e serotonina no cérebro, o que ajuda a regular o humor, o sono e o apetite;
  • Dar abrigo a um animal que foi abandonado ou que nunca teve uma família.

Adoção responsável

Como já falado, a adoção de um animal de estimação exige investimento de tempo e dinheiro. Portanto, só deve tomar essa decisão se tiver condições de oferecer um ambiente confortável ao animal, satisfazendo todas as necessidades dele.

Um animal de estimação é uma vida sob sua responsabilidade, e não uma distração de curto prazo para quando você não tem mais nada para fazer. Antes de decidir, veja essas dicas para quem vai adotar um animal de estimação pela primeira vez, e veja também quais os cuidados especiais com os animais de estimação durante a quarentena.

Publicidade

PODE GOSTAR TAMBÉM