em

Perigos e o que fazer em caso de intoxicação por produtos de limpeza

Produtos de limpeza poder causar intoxicação e colocar a saúde da sua família em risco. Veja como proteger-se.
intoxicacao por produtos de limpeza
Créditos: Creative Commons Images

Em casos de acidentes com intoxicação por produtos de limpeza, você precisa ficar alerta aos sintomas. Dores de cabeça, alergias, inflamações nos olhos, perda de apetite e tosses podem estar relacionados à intoxicação.

Principais riscos

intoxicacao por produtos de limpeza riscos
Crédito: Pixabay

Os produtos mais nocivos são os que matam bactérias e fungos. Eles podem causar diversos problemas de saúde, caso não sejam manipulados de forma adequada, pois possuem substâncias químicas fortes.

Problemas respiratórios

Os aromas e corantes são muito comuns nos produtos de limpeza, eles podem causar problemas respiratórios, alergias na pele e irritação nos olhos.

Alergias graves

Em casos mais graves pode haver inchaço, falta de ar e aparecimento de bolhas. Assim como coceira, descamação da pele, vermelhidão e tosse.

O que fazer em caso de ingestão?

intoxicacao por produtos de limpeza ingestao
Crédito: Pixabay

Geralmente as embalagens dos produtos de limpeza possuem instruções de como agir no caso de intoxicação. No caso de inalar algum produto de limpeza é necessário levar a pessoa a algum lugar ventilado. Já nos casos de ingerir o produto, não tente provocar vômito ou ingerir qualquer alimento como água ou leite. O recomendável é ir imediatamente ao médico ou pronto-socorro.

Como prevenir?

As formas de precaver-se são variadas e cada produto deve ter um cuidado especial, que geralmente estão indicados nos rótulos. De forma geral, há algumas maneiras simples de precaver-se, entre elas:

  • Evite deixar frascos de produtos de limpeza longe do alcance de crianças e animais domésticos;
  • Tenha cuidado ao manipular os produtos utilizando luvas e máscaras se for o caso. Cuidado com o contato com os olhos e pele;
  • Utilize produtos em ambientes arejados;
  • Não guarde os produtos perto do fogão, alimentos ou geladeira;
  • Lave bem as mãos após o uso dos produtos.

Alternativas naturais

Mesmo seguindo todas as recomendações para evitar qualquer intoxicação por produtos de limpeza, algumas pessoas têm alergias ao cheiro e ao contato com o local que foi limpo. Sendo assim, você também pode optar em utilizar produtos de limpeza mais naturais. O vinagre branco e o bicarbonato de sódio são ótimos desengordurantes e desinfetantes, por exemplo.

Confira uma dica caseira de desengordurante

Espalhe um pouco de bicarbonato de sódio no forno ou em qualquer local onde esteja engordurado. Despeje um pouco de vinagre branco (pode ser de maçã ou álcool) e deixe de molho por algum tempo. Enxague com água morna e seque com um pano seco e limpo.

Redigido por Natalia Fontenele

Paulistana, cidadã do mundo e, como uma boa sagitariana, alucinada por viagens. Não só redatora, mas também estudante de Design Industrial e amante do empreendedorismo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0
Comentários

comentários

tatuagem para olheiras
O que é a técnica de tatuagem para olheiras?
Lavar Cobertor
Como lavar cobertor e edredom da forma correta