Injeção reduz o colesterol ruim com eficiência

Saiba tudo sobre essa notícia que vem revolucionar o tratamento do colesterol.

Publicidade

Essas são notícias revolucionárias e animadoras para quem tem o colesterol muito elevado. A farmacêutica Amgen produziu um remédio chamado Evolocumabe, capaz de reduzir as placas de gordura que se fixam nas paredes dos vasos sanguíneos. Isso vai levar à diminuição do risco de infarto do ou de AVC.

À venda no Brasil, essa droga ajuda a que o LDL (o colesterol ruim) seja evacuado pelo fígado. No mercado há ainda outro inibidor de PCSK9 que tem o nome de Alirocumabe.

Evolucumabe reduz as placas de gordura

A investigação que comprova o sucesso do Evolocumabe testou 968 pacientes, espalhados por 30 países. Os indivíduos foram repartidos por dois grupos. Durante 18 meses, metade desses pacientes Tomou injeções quinzenais e mensais com a medicação nova. A outra metade recebeu apenas placebos (medicamentos que simulavam o remédio original, mas não contém os seus componentes de cura). Todos os elementos do estudo tomaram todos os dias comprimidos de estatina. A estatina é o composto mais comum para o tratamento do colesterol ruim. Todos passaram ainda por baterias de ultrassom das artérias coronárias, para medir as alterações das placas de gordura.
Apesar do Evolucumabe ser prescrito normalmente em muitos países, ainda há quem ponha em causa a sua eficiência na redução das placas de gordura. Esse estudo surge precisamente para sublinhar a importância do fármaco na prevenção dos ataques cardíacos.

Eficaz na redução da arteriosclerose

As conclusões do estudo foram publicadas no Journal of American Medical Association. No final do tratamento de 18 meses, 64% dos indivíduos a quem foi administrado o inibidor registraram uma melhoria considerável da arteriosclerose.

Publicidade

A grande parte dos pacientes tratados com as duas drogas viu o colesterol ruim reduzido para 70. Isso faz com que não corram o risco em desenvolver doenças cardiovasculares.

No caso dos pacientes que apenas foram tratados com estatina, o efeito foi duas vezes inferior.

O uso do inibidor não põe em causa a utilização das estatina, que continua sendo a forma de tratamento preferencial. Ele vem estimular e potencial os seus resultados.

Alternativa para a hipercolesterolemia

O Evolocumabe e drogas equivalentes são uma hipótese para quem sofre de hipercolesterolemia familiar. Essa doença é herdada geneticamente e é mais comum do que seria de pensar. O seu melhor indicativo é o LDL superior a 200. As soluções para essa condição são praticamente inexistentes.

Publicidade

É muito bom ler que a medicina está evoluindo para trazer a cura a todos aqueles que precisam.

Compartilhe essa dica, para levar essa boa notícia a todos!

PODE GOSTAR TAMBÉM