em ,

Influência da lua na nossa vida: o que dizem os estudos

Ate que ponto as fases da lua podem (ou não) influenciar na nossas vidas? Entenda:
influência da lua na nossa vida
Crédito: Pixabay

Como dizia Mario Quintana, “Que haverá com a lua que sempre que a gente a olha é com o súbito espanto da primeira vez?”. Encantadora, sedutora e sempre envolta em mistério e magia, a lua é o acalanto dos amantes e alimento dos enluarados. Mas até que ponto há influência da lua na nossa vida? Se está cheia, amor, ira e ódio se expandem; se minguante, é momento de descanso e ajustes.

O poder da lua sobre o homem é debatido há eras, dando origem inclusive a um calendário, onde o tempo é marcado de acordo com suas mudanças cíclicas. Esse mesmo calendário foi utilizado por diferentes nações, em diferentes locais, quando não havia comunicação ou conhecimento de outros mundos. Mágica? Ou seria somente fruto da observação da mente humana?

A crendice popular diz que a lua cheia dá origem a lobisomens, deixa pessoas enlouquecidas, clareia as peças de roupa do varal, faz com que o cabelo fique mais cheio e muitas outras coisas sem muito sentido. Além disso, interfere em um momento único e precioso para as famílias, a chegada do bebê. Veja o que os estudos falam sobre isso.

Faça o teste da lua e veja qual sua verdadeira personalidade

Influência da lua no parto

Muitas futuras mamães fazem suas contas com base no calendário lunar, considerando e questionando “qual é a influência da vida na nossa vida”? Ansiosas, analisam e esperam por qual será a lua nos últimos dias e até no último mês da gestação.

Isso é feito para que ela tenha uma ideia de quando poderá ser o grande momento, já que a lua cheia estimula as parturientes, trazendo logo o bebê para casa. Mas será que isso é um fato?

A resposta é não, de acordo com uma série de pesquisas , explicitadas nesse artigo publicado na Revista Brasileira de Enfermagem, sobre a influência da lua nos nascimentos. Assim como o grau de visibilidade do satélite natural da terra não influencia na quantidade de bebês que vêm ao mundo.

Para o estudo, “em diferentes culturas e mitologias, a lua está relacionada com fertilidade, gestação e parto”, gerando a associação.

influência da lua na nossa vida parto
Crédito: Gestação Bebê

De acordo com a pesquisa de Schwab, citada no estudo, foram analisados “836 nascimentos durante 731 dias, sendo que 174 ocorreram em 24 dias de lua cheia”. Isso dá cerca de 4% dos nascimentos, nada tão significativo, levanto em consideração que são 4 fases lunares e, se fosse uma quantidade equivalente, cada uma ficaria com 25% dos partos.

Outra pesquisa, realizada pelo Hospital Universitário da Califórnia, avaliou 51 ciclos lunares, onde se teve “11.691 nascidos vivos, dos quais 8.142 foram naturais, 141 múltiplos e 168 natimortos”, também não apresentando nenhuma variação na taxa de nascimento em lua cheia ou em qualquer outra fase lunar.

Já que não há influência da lua na nossa vida durante a gestação, certamente tem no sono. Será que é verdade?

Veja também: você sabe qual dos bebês é a menina?

No sono

E será que a lua cheia dificulta o sono de verdade? Por mais incrível que possa parecer, o primeiro estudo que comprova essa hipótese foi publicado na revista científica Current Biology. Ele se tornou a “primeira evidência confiável de que um ritmo lunar pode modular a estrutura do sono em humanos, quando medido sob as condições altamente controladas de um protocolo de estudo de laboratório”.

Foram analisadas a estrutura do sono, com atividade eletroencefalográfica enquanto a pessoa está dormindo. Além disso, verificou a produção do hormônio melatonina, que é responsável pelo relaxamento muscular e indução ao sono; além do cortisol, com efeito contrário, que faz a preparação do corpo para a luta ou fuga.

O estudo foi feito sem contar aos pesquisadores ou pesquisados, que se buscava compreender o efeito das fases da lua sobre o sono, para evitar fatores psicológicos ou efeito placebo, tendo assim um resultado mais confiável. Tudo foi acompanhado, não somente por entrevistas, mas também por relatórios emitidos pelos equipamentos e exames.

hábito de dormir bem
Crédito: Freepik

Os pesquisadores descobriram que durante a lua cheia, o eletroencefalograma indicou uma redução de 30% no tempo de sono profundo. O tempo de sono também foi menor, onde os pesquisados dormiram cerca de 20 minutos a menos, até a mente despertar. Também o tempo para cair no sono profundo aumentou em 5 minutos, observando-se a redução da melatonina.

Dessa forma, está mais do que comprovado que a lua cheia pode sim atrapalhar o sono. Mas existe ainda outro senso comum a ser debatido sobre a influência da lua na nossa vida: os cabelos crescem de acordo com o ciclo lunar?

Saiba como está a sua relação através da posição que vocês dormem

A lua influencia o crescimento dos cabelos?

Não foram encontrados estudos científicos que afirmassem ou desmentissem a afirmação, então na dúvida, corte os seus cabelos da forma que achar mais conveniente. A crendice popular afirma que cortar os cabelos na lua crescente, vai fazer com que cresçam mais rápido e na cheia, que eles fiquem mais cheio.

Já se cortar na minguante ou nova, os cabelos poderão cair e ficar fracos, finos e sem vida. Porém o que se sabe sobre os cabelos é que são regulados por hormônios e nutrientes, certo? Escolha então a melhor época da menstruação, quando seu nível de estrogênio estiver mais baixo, ou seja, entre um ciclo e outro.

Além disso, procure se alimentar bem, manter a hidratação em dia e lavar os cabelos corretamente, evitando procedimentos químicos ou físicos que possam estragar o fio. Aproveite a lua cheia para deixá-los livres e soltos, com um reflexo natural divino para aquela foto perfeita.

receitas com bis
10 Receitas com Bis para fazer sobremesas deliciosas
tomar suco detox
Como tomar suco detox corretamente para aproveitar os benefícios