Segundo o Ministério da Saúde, o câncer de próstata “é o tumor que afeta a próstata, glândula localizada abaixo da bexiga e que envolve a uretra, canal que liga a bexiga ao orifício externo do pênis”. A chance de ter a doença é de cerca de 0,07%, sendo o segundo tipo de câncer mais comum nos homens, depois do de pele.
Já a infertilidade, segundo o Ministério, é conceituada como “a dificuldade de um casal obter gravidez no período de um ano tendo relações sexuais sem o uso de nenhuma forma de anticoncepção”. Ela atinge cerca de 20% dos casais, nesse montante, a participação masculina é de 30%. Ou seja, as chances de que a infertilidade seja proveniente dos homens é de 0,06%.
Valores bem aproximados, se você for prestar atenção, sendo de 0,07% a de infertilidade e 0,06% de câncer de próstata. Pois parece que a ciência também estava atenta a esses dados. Dessa forma, foi realizado um estudo para ver se havia realmente relação entre infertilidade masculina e câncer de próstata.
Infertilidade e câncer de próstata
De acordo com um estudo publicado na revista científica British Medical Journal (BMJ), a infertilidade e o câncer de próstata podem estar relacionados. Foram analisados dados de estudos anteriores, através de uma extensa revisão bibliográfica em estudos bem estruturados e com metodologia confiável, que sugerem a ligação.
Em um estudo realizado com 1,2 milhões de homens, na Suécia, por 20 anos, mostrou que “homens que se tornaram pais por fertilização in vitro e ICSI tiveram um risco significativamente maior de câncer de próstata do que homens que tiveram filhos naturalmente”. A diferença fica ainda mais evidente quando se trata de casos diagnosticados antes dos 55 anos.
Mas e qual seria a relação entre as duas condições? De acordo com os pesquisadores, há uma forte correlação de ambos com os hormônios masculinos. Nas páginas citadas do Ministério da Saúde, observou-se que tanto os problemas de infertilidade quanto os de câncer de próstata, tinham como uma das causas, as alterações hormonais.
Além disso, de acordo com o estudo publicado na British Medical Journal, “as possibilidades incluem uma associação genética entre microdeleções no cromossomo Y, que causam infertilidade masculina grave, e genes no mesmo cromossomo que estão associados ao câncer de próstata”. Ou seja, há relação entre alterações no cromossomo, que ocasionam ambas as condições.

