Infecção renal sintomas e tratamento
Crédito: Freepik

Infecção renal: saiba o que é e como prevenir

Esse tipo de infecção precisa ser tratado com urgência para evitar o risco de cirurgia ou mesmo de morte

Publicidade

Infecções no trato urinário são bastante comuns, principalmente entre as mulheres, pois elas possuem um sistema urinário e reprodutor mais sensível e suscetível a infecções. Entre os problemas comuns está a infecção renal, chamada pelos médicos de pielonefrite, e que pode ser facilmente confundida com outro tipo de infecção urinária. Saiba as diferenças, sintomas, causas, tratamentos e formas de prevenir.

O que é a pielonefrite?

A infecção renal (pielonefrite) ocorre quando bactérias nocivas ao organismo chegam aos rins através da corrente sanguínea ou da bexiga. Geralmente os casos são agudos (se desenvolvem em poucos dias), mas se não for feito o acompanhamento médico necessário, pode se tornar um problema crônico.

Sintomas da infecção renal

Essa infecção nos rins pode ser confundida com a infecção urinária na bexiga devido alguns de seus sintomas, que geralmente são:

  • Ardência para urinar
  • Calafrios
  • Dor lombar
  • Febre
  • Náuseas ou vômitos
  • Sensação de esvaziamento incompleto da bexiga
  • Urinar muitas vezes em pequenas quantidades

Tratamento

Por ser uma infecção bacteriana, o tratamento deve ser prescrito pelo médico clínico geral, nefrologista, ginecologista ou urologista.

Publicidade

É feito à base de antibióticos, depois de fazer um exame de urina para saber qual é a bactéria a ser combatida.

Em alguns casos o paciente pode tomar remédio via oral em casa mesmo, em outros casos é necessário internação para receber antibiótico direto na veia.

É grave?

Embora muitos casos de infecção urinária sejam tratados com facilidade, não se pode negligenciar. A infecção renal é considerada grave e precisa de tratamento o quanto antes, pois existe o risco de virar uma infecção generalizada e colocar a vida em jogo.

Em alguns casos graves, pode se formar um abcesso dentro do rim, além de pedras nos rins que impedem a passagem da urina, então pode ser necessário operar.

Publicidade

Infecção renal nas gestantes

Por conta das mudanças fisiológicas que ocorrem no corpo da mulher grávida, como a posição dos órgãos internos que ficam mais comprimidos para dar espaço ao útero, existe um risco maior de infecções.

É muito importante que a gestante procure seu médico assim que notar os primeiros sintomas, pois uma infecção bacteriana no trato urinário pode levar ao parto prematuro.

Qual a diferença entre infecção renal e urinária?

A infecção renal é um dos tipos de infecção urinária. Existe a uretrite, que afeta a uretra; a cistite, na bexiga, e a pielonefrite, em um ou ambos os rins.

Publicidade

Dicas de prevenção

Algumas dicas úteis podem ser colocadas em prática na sua rotina a partir de agora, mesmo se você não tem histórico de infecção urinária. É sempre melhor prevenir:

  • Beba bastante água ao longo do dia;
  • Não fique segurando o xixi por muito tempo;
  • Higienize-se corretamente depois de ir ao banheiro (limpando da frente para trás);
  • Faça xixi depois da relação sexual, mesmo se não estiver com vontade e não sair muito;
  • Trate infecções intestinais com seriedade, pois elas podem virar infecção renal;
  • Não exagere nos carboidratos e bebidas alcoólicas, pois o excesso de glicose na urina aumenta o risco de infecção.

PODE GOSTAR TAMBÉM