Menu

Professor explica ilusão de ótica famosa nas redes sociais

Entenda como nosso cérebro nos engana a partir do que os olhos veem

Crédito: Arte WebIdeias

Publicidade

Você já deve ter visto uma dessas ilusões de ótica famosas nas redes sociais, em que seus olhos são facilmente enganados por um jogo de imagens e cores. O professor David Novick é especialista nesses truques, que classifica como uma diversão para o cérebro. Veja a imagem abaixo para entender como funciona:

Você diria que essas bolinhas são todas da mesma cor?

À primeira vista, essas esferas podem parecer laranjas, lilás e verdes, mas na verdade, todas as 12 bolas são do mesmíssimo tom de bege. Não acredita? Encolher a imagem exagera essa ilusão, enquanto o zoom minimiza o efeito, de acordo com David, que é professor de engenharia da Universidade do Texas. Essa percepção distorcida decorre de um fenômeno conhecido como ilusão Munker-White, explica Novick.

Veja novamente! Trata-se da mesma imagem, sem as linhas coloridas serem sobrepostas às esferas. Impressionante, né? A ilusão funciona porque “nossa acuidade para a forma é melhor do que a nossa acuidade para a cor, o que significa que percebemos as formas com mais detalhes e as cores com menos detalhes”, de acordo com o professor. Assim, embora os contornos das esferas pareçam idênticos, a percepção de cor ressalta aos espaços adjacentes. A cor das esferas fica “puxada” para mais perto da cor das listras que as cruzam, em primeiro plano. Nesta imagem, uma série de listras verdes, vermelhas e azuis cortam as esferas e distorcem nossa compreensão da tonalidade real.

Trocando em miúdos: a ilusão depende da tonalidade das listras do primeiro plano, não das cores do plano de fundo atrás das esferas. Então, se você remover as listras entrecruzadas, a ilusão desaparece, deixando apenas bolas bege idênticas. Você consegue “educar” seu cérebro para fazer essa distinção?

Publicidade

Veja também: Moça ou velha: o que você vê nessa ilusão ótica?

Sair da versão mobile