Menu

Por que temos a impressão de que os idosos são mal-humorados?

Entenda os fatores psicológicos e contextuais que explicam o comportamento dos idosos parecerem meio rudes às vezes

Crédito: Freepik

Publicidade

Algumas vezes, pessoas idosas podem dizer alguma coisa inesperada que seja considerada rude. Para muitas pessoas, isso é frequente, o que leva à impressão de que os idosos são mal-humorados. Mas a coisa é mais complexa do que parece! Entenda melhor.

Por que os idosos podem parecer mal-humorados

Seja reclamando de alguma coisa ou simplesmente sem querer conversar, a pessoa idosa tende a parecer um tanto ranzinza. Veja os principais motivos:

1. Contexto

A primeira resposta a essa questão seria pensar no contexto de alguns idosos que já não possuem chefes, que estão viúvos e sem a presença dos pais. Nesse caso, ele pensa que não é necessário agir de maneira tão diplomática, podendo ser mais autêntico, sem precisar agradar aos outros.

2. Paciência

Porém, com o passar do tempo, se esse idoso já era uma pessoa que reclamava muito na vida adulta, ele tenderá a acentuar essa característica. A falta de paciência pode ser um fator que aumente essa característica, por isso, é importante lidar de maneira bastante compreensiva com quem é mais velho.

Publicidade

3. Vulnerabilidade

O comportamento ríspido também pode indicar uma maneira de camuflar a sua vulnerabilidade. Isso ocorre em diversas fases da vida, mas face à sensação de abandono que o idoso pode estar sentindo, esse comportamento pode aumentar a sua frequência.

4. Dependência

A dificuldade em aceitar a maior dependência de terceiros também pode motivar afirmações que dêem a impressão de que os idosos são mal-humorados. Afinal, é complicado para muitos o fato de estarem envelhecendo e já não terem a mesma autonomia que antes, o que os torna emocionalmente vulneráveis.

5. Choque de gerações

Por fim, há também a dificuldade interagir com idades distintas, o que pode motivar certa impaciência do idoso. Afinal, tratam-se de valores, ritmos e até mesmo linguagens diferentes, o que gera uma dificuldade para essas diferentes gerações se entenderem melhor.

Ou seja, depende de tantos fatores, que é complicado achar que é só mau humor. Então, paciência, carinho e acima de tudo, respeito com seu idoso.

Publicidade
Sair da versão mobile