momento de um idoso deixar de morar sozinho
Crédito: Freepik
em

Qual é o momento de um idoso deixar de morar sozinho?

Entenda o que é importante analisar antes de tomar essa decisão

Podem ser pais, avós ou amigos, os idosos já marcaram e continuam marcando a vida de muitas pessoas com lembranças de carinho e gentileza. Depois de terem cuidado dos filhos com muito amor e ter acompanhado o desenvolvimento deles, chega uma hora em que o papel se inverte e é o momento de os filhos cuidarem do idoso.

Por isso, é importante saber quando é o momento de o idoso deixar de morar sozinho. Confira abaixo quais são os sinais que indicam que essa pessoa querida já precisa de um melhor acompanhamento.

Sinais de quando o idoso deve deixar de morar sozinho

Não há um momento específico da vida em que o idoso tem que deixar de morar sozinho, pois isso vai depender do desempenho motor e cognitivo apresentado por ele, além de muitos outros fatores. Veja então quais são os sinais de quando o idoso deve começar a viver acompanhado da família.

1. Acidentes recentes

Com a ocorrência de acidentes recentes ou a iminência deles, é importante aumentar a supervisão da saúde do idoso e do seu estado emocional. Esse pode ser um indício de que ele já está precisando de um maior acompanhamento.

2. Imunidade baixa frequente

Se o idoso estiver com muitas gripes em um período, isso significa que a imunidade dele está baixa. Isso pode demonstrar que a alimentação está incorreta ou que o corpo já não consegue ter a mesma resistência de antes, precisando da família mais próxima.

3. Dificuldades em tarefas do cotidiano

As tarefas do cotidiano são extremamente abrangentes e se refletem em diversas esferas da vida do idoso. Elas podem estar relacionadas à manutenção da higiene, isolamento e problemas na administração das finanças entre outros.

4. Aparência

Verifique se os cabelos estão penteados, se as roupas estão limpas, se o cheiro é agradável e outros aspectos que o idoso sempre prestou atenção na aparência. Se for de costume ele não estar assim, pode ser esquecimento ou falta de vontade que pode indicar problemas emocionais. Atenção também ao peso, seja o excesso de perda ou ganho.

5. Condição dos objetos

Panelas e lâmpadas queimadas sem trocar, sabonetes e escovas de dente faltando… Dá para se ter uma ideia concreta acerca do estado psicológico dos idosos ao se verificar a condição dos objetos de sua casa. Preste atenção aos detalhes e, se achar que é a hora, converse francamente com ele e leve para mais perto da família.

Frutas perigosas

8 Frutas perigosas: algumas raras e outras bem comuns

impressão de que os idosos são mal-humorados

Por que temos a impressão de que os idosos são mal-humorados?