em

Como identificar um mentiroso

Conheça alguns padrões no comportamento que facilitam identificar alguém que mente
identificar um mentiroso
Crédito: Pixabay

Quem nunca ficou com uma pulga atrás da orelha ao ouvir uma história e não saber se ela era verdadeira ou não? Quando a mentira é contada por uma criança é fácil perceber, já que elas se entregam por meio de seu comportamento. Já quando se tratam de adultos, as mentiras são, muitas vezes, imperceptíveis. Porém há alguns padrões no comportamento que facilitam na hora de identificar um mentiroso.

4 Dicas para identificar um mentiroso

identificar um mentiroso como
Crédito: Pixabay

Para que consiga identificar um mentiroso, é preciso prestar atenção aos detalhes, não da história contada, mas sim em seu corpo. O modo em que o corpo age ao contar uma mentira é muito sutil, mas é perceptível se observar com atenção, pois ocorrem mudanças em sua linguagem corporal, fala e expressões faciais.

Faça perguntas

Faça algumas perguntas simples e básicas e observe a sua reação. Quando as pessoas se sentem confortável com uma pergunta, elas tendem a olhar nos olhos de quem perguntou para responder, e sua linguagem corporal é outra.

Assim você saberá identificar como é a reação da pessoa ao falar a verdade, e com isso pode perceber as mudanças que ocorrem quando ela está mentindo. Quanto mais perguntas não ameaçadoras fizer, mais você conseguirá notar o padrão.

Preste atenção na linguagem corporal

Muitas vezes, os mentirosos tendem a ter uma linguagem corporal semelhante, retraindo o corpo para tornar os sinais menos perceptíveis. Então quando uma pessoa não está falando a verdade, ela tende a encolher os ombros, esconder as mãos para que as pessoas não vejam os seus dedos inquietos e manter uma postura mais curvada e introvertida.

Observe a sua fala

Ao mentir, a fala tende a mudar, não só o tom de voz, mas também a velocidade e as escolhas de palavras. Portanto preste atenção na fala da pessoa, se ela está falando mais rápido ou mais devagar, ou se o tom de voz está mais alto ou mais baixo.

Observe também se a escolha das palavras é diferente do normal, usando palavras mais difíceis. Esse é um ótimo jeito de identificar um mentiroso, pois as pessoas que mentem geralmente não têm consciência dessas mudanças.

Repare em suas expressões faciais

As expressões faciais que uma pessoa faz enquanto mente mudam de maneira bem leve, quase imperceptível, mas não é impossível de se observar. De um modo geral, as pessoas ao mentirem mudam a coloração do rosto, indo para um tom rosa claro, ou as narinas ficarão mais movimentadas.

Outras mudanças faciais que podem ocorrer é que elas piscam mais rápido e com mais frequência, mordem os lábios ou transpiram mais. Isso ocorre devido a um aumento de atividade cerebral desencadeada pelo ato de mentir.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
Comentários
valeriana para ansiedade
Benefícios da valeriana para ansiedade
mastruz benefícios
Mastruz: benefícios e como consumir