decorar o quarto
Crédito: Freepik
em

5 Ideias simples e baratas para transformar a decoração do quarto

Com essas mudanças simples, o seu quarto vai ganhar um visual personalizado e totalmente renovado, sem precisar de reforma

O quarto é o cantinho da casa só seu (ou do casal), e por isso precisa ser decorado do seu jeito para que você se sinta totalmente confortável nesse espaço. Então, se estiver querendo dar uma repaginada no quarto, deixando-o com a sua personalidade, saiba que é possível usando ideias simples e baratas.

1. Plantas

Crédito: Freepik

Se você gosta de cultivar plantas e se sente bem na presença delas, compre algumas plantas já em vasos e distribua pelo ambiente. Se não puder comprar, colha mudas e plante em vasos feitos com material reciclado, com terra do jardim mesmo. Escolha as plantas de acordo com o tamanho do quarto, e coloque-as no chão, sobre os móveis e nas paredes.

Veja dicas de como usar suportes para pendurar plantas.

2. Quadros

Decorar o quarto com quadros é outra ideia bem legal para deixar o ambiente mais preenchido e personalizado. A regra é a mesma das plantas: apoie os quadros no piso (se forem grandes), sobre móveis ou pendure-os na parede, e a quantidade deve ser proporcional ao tamanho do quarto. Vá posicionando e analisando como se sente antes de colocar mais.

Você pode comprar quadros prontos ou mandar imprimir e usar molduras alternativas, como painéis de madeira para colar a imagem impressa em cima. Estilo poster também vale, fixando a imagem impressa direto na parede, sem gastar com moldura.

Veja mais ideias de decoração com quadros.

3. Roupa de cama

Crédito: Freepik

Sabia que até a sua roupa de cama pode ser decorativa? Arrumar a cama todos os dias é importante para deixar o quarto com um visual mais organizado e bonito. Escolha roupas de cama, de preferência, com tecidos de cores lisas ou estampas que combinem com a decoração. Investir em algumas almofadas para deixar sobre a cama também é interessante.

Veja mais ideias de decoração da cama.

4. Cortinas

A cortina tem várias utilidades. Ela serve para deixar o quarto mais quentinho ou mais fresco, quando fica fechada durante o dia. Também protege o ambiente da luz solar, quando necessário. Ajuda a reduzir o som que vem de fora e o que sai do quarto. E, claro, serve para complementar a decoração.

Seu quarto vai mudar bastante o visual se você escolher uma cortina que tenha o tamanho adequado e uma cor que combine com os móveis e paredes. Então, veja essas dicas de como escolher a cortina perfeita.

5. Iluminação

Crédito: Freepik

A iluminação do seu quarto tem o poder de mudar o seu estado de espírito e de valorizar a sua decoração. Invista em abajures, seja de piso ou de mesa, e coloque uns 3 pelo quarto, mais distantes um do outro. Você encontra modelos bonitos e baratos em lojas de decoração e de departamento com produtos para casa.

Coloque lâmpadas de Led amareladas, que deixam o ambiente mais aconchegante do que as brancas. Se estiver na dúvida quanto ao modelo do abajur, escolha o mais neutro e simples possível, pois é o efeito da iluminação que vai fazer a diferença.

Se não quiser comprar, veja como fazer abajur artesanal.

Farofa de carne do sol no pilão

Farofa de carne do sol: uma receita no pilão e outra no liquidificador

unhas com papel-alumínio

Como fazer nail art com papel-alumínio: 4 ideias diferentes