idade para criança fazer higiene pessoal
Crédito: Freepik
em

Com que idade a criança pode começar a fazer sua higiene sozinha?

A idade varia de criança para criança, mas o incentivo deve começar cedo para desenvolver a proatividade e o interesse dos pequenos

É muito bom ver os filhos pequenos se desenvolvendo bem, aprendendo a se comunicar e a  fazer várias coisas por conta própria. A higiene pessoal também faz parte desse processo, como tomar banho, escovar os dentes e se limpar depois de usar o banheiro.

Essas conquistas são muito importantes, e cada criança tem seu ritmo, que os pais devem respeitar. Mas, quando começar a incentivar os pequenos a fazerem sua higiene pessoal sozinhos?

O incentivo à autonomia deve ser natural

O momento em que a criança vai ser capaz de fazer sua higiene pessoal sozinha é variável. Além da idade, tem também o incentivo dos pais e a vontade da criança. No geral, os pequenos gostam de fazer as coisas sozinhos para se sentirem independentes.

Então, eles vão querer escovar os dentes, tomar banho e se limparem sozinhos. Mas, essa vontade vai surgir se eles forem incentivados toda vez que os pais os acompanharem nessas atividades, deixando que eles participem do processo.

Uma frase importante que os pais devem ter em mente, usada pela educadora Maria Montessori, é “nunca ajude uma criança em uma tarefa que ela sinta que possa realizar sozinha”. Então, se a criança quiser fazer, deixe, mas supervisione para ver se ela fez direito.

Essa supervisão é essencial para ir avaliando quando chegar o momento em que a criança finalmente estiver fazendo a higiene pessoal da forma correta e completa, sem precisar que os pais “retoquem” no final.

Dentro desse incentivo também faz parte elogiar quando a criança está sendo proativa, mesmo que a tarefa não fique benfeita. Os pais não devem dizer que a criança não conseguiu ou que ela não é capaz ainda. Eles devem parabenizá-la e dizer que agora vão ver se ficou tudo limpinho, e finalizar a limpeza.

Idade para começar a tomar banho sozinho

Por volta dos dois ou três anos, mais ou menos, as crianças começam a ter interesse em lavar o próprio corpo, pois veem como os pais fazem nelas e neles próprios. Às vezes a criança vai dar banho nos brinquedos, e esse já é um sinal de interesse que deve ser incentivado.

Nessa idade a criança ainda não tem coordenação motora para tomar banho sozinha, mas se ela estiver proativa com essa atividade, os pais podem começar a delegar tarefas, como esfregar o xampu no cabelo e esfregar o sabonete na barriga e nos bracinhos.

A partir daí será um processo natural, cada vez mais evoluído, até por volta dos cinco ou seis anos, idade em que a maioria das crianças já consegue tomar banho por conta própria, mesmo que com um pouco de supervisão para garantir que se enxaguaram e secaram direitinho.

Idade para escovar os dentes sozinho

Da mesma forma que o banho, por volta dos dois anos de idade as crianças começam a se interessar por escovar os próprios dentinhos. A coordenação motora ainda não está boa, nem a noção de como devem ficar os dentes limpos. Mas, é um bom momento para ir criando o hábito.

Claro que esse interesse vai surgir se a criança tiver uma rotina estabelecida para escovar os dentes. Ainda tem mais pais que erram ao pensar que os dentes de leite não precisam ser escovados, pois vão cair. Mas, essa é uma falha que pode gerar problemas nos dentes e gengivas mesmo depois que chegarem os permanentes.

Então, quando a criança começar a querer participar da escovação, os pais devem deixar, sempre supervisionando e finalizando a escovação depois, no mesmo processo do banho. Quando a criança adquirir o hábito, ela pode escovar os dentes sozinha uma ou duas vezes por semana, e nas outras vezes com o acabamento dos pais.

Entre os quatro e seis anos, a criança já deverá ter evoluído bastante na habilidade com a escova de dente, e com os movimentos corretos na hora da escovação. Então, já pode ganhar mais autonomia nessa atividade e a confiança dos pais para que faça sozinha. Mas, é sempre bom dar uma conferida no final.

Idade para se limpar sozinho

Se limpar sozinho depois de usar o banheiro demora um pouco mais do que tomar banho e escovar os dentes. Essa tarefa exige mais coordenação motora, pois é preciso ensinar, desde sempre, que a limpeza deve ser feita de baixo para cima (do períneo em direção às costas), levando o braço para trás no bumbum, e não por entre as pernas.

Essa atividade pode começar a acontecer por volta dos quatro anos de idade, mas sempre com supervisão. A criança precisa aprender a segurar o papel higiênico com firmeza, saber a quantidade de papel a usar de cada vez e quando já chega de limpar. Tudo isso deve ser ensinado em cada ida ao banheiro, até os pais perceberem que a tarefa está sendo cumprida direitinho.

Como evitar que os pequenos tenham trauma de vacina

Como evitar que os pequenos tenham trauma de vacina?

looks arrumadinhos para o calor

10 Looks arrumadinhos para quando está muito calor