em

Hunza – a tribo em que as pessoas não envelhecem nem ficam doentes

A tribo que permanece jovem por muito mais tempo que o normal

Teriam os Hunza descoberto a fonte da juventude? Essa tribo vive na fronteira entre a Índia e o Paquistão e a jovialidade de seu povo é impressionante: aos 40 anos eles têm aparência de adolescentes, muitas mulheres dão a luz aos 65 anos, a maioria dos habitantes alcançam os 110 anos de vida e eles raramente ficam doentes. Saiba mais sobre os Hunza no artigo.

Hunza – qual o segredo da juventude desta curiosa tribo?

A tribo Hunza é única no mundo, possui características físicas, cultura e costumes diferentes de qualquer lugar do mundo e chamam a atenção principalmente por permaneceram jovens e saudáveis por muitos anos. Apesar de estar entre a Índia e o Paquistão, a aparência dos Hunza lembra a do povo europeu. Eles possuem um idioma próprio, o burushask, que não se assemelha a nenhum outro idioma do mundo, e a religião profetizada é chamada de Ismaelita, uma espécie de Islão com características próprias.

Intrigado com a longevidade e saúde que este povo dispõe, o médico escocês Robert McCarrison resolveu estudar a tribo e descobrir o que faz com que eles se mantenha jovens por muito mais tempo que qualquer outro povo do mundo. Ele conviveu com os Hunza por 7 anos consecutivos.

Alimentação, condição climática e estilo de vida – são esses os segredos dos Hunza

O vale dos Hunza, chamado pelo médico de ‘Vale Feliz’ é um oásis da juventude pelo estilo de vida e de alimentação desse povo. É a forma como eles levam a vida que faz com que eles cheguem aos 80 anos sem o menor sinal de fadiga e que alcancem, sem dificuldades, os 110-120 anos de vida. Os habitantes mais velhos dos Hunza faleceram com 140-145 anos, segundo relatos, um recorde para a humanidade.

Alimentação: os Hunza são vegetarianos e em sua dieta eles não consomem quase nenhuma proteína. Eles ingerem por dia cerca 1.933 calorias, incluindo 50 gramas de proteína, 36 gramas de gordura e 365 gramas de carboidratos. O padrão alimentar desta tribo é constituído principalmente por alimentos crus, frutas e vegetais em abundância, cereais, incluindo a cevada, o milho miúdo, o trigo mourisco e o trigo candial e períodos regulares de jejum. Eles só fazem duas refeições diárias. O mais curioso é que acordam às 5h da manhã e só fazem a primeira refeição ao meio dia – realizam trabalhos pesados de agricultura sem se alimentarem.

A pouca proteína que consomem vem do leite, eles têm o hábito de consumir queijo e iogurte. A carne não é totalmente banida da alimentação dos Hunza, mas é consumida muito esporadicamente em dias de festa ou em casamentos, por exemplo, mas em porções reduzidas. Nestas ocasiões, a carne é cozida lentamente antes de ser consumida, muitas vezes ficam no fogo o dia todo antes das festas. As nozes, as amêndoas, as avelãs e os frutos também ocupam um lugar importante no menu Hunza.

Banhos de água gelada: os Hunza se banham diariamente em água gelada, proveniente de geleiras. Em algumas épocas a água atinge temperaturas 15 graus abaixo de zero, e mesmo assim eles continuam se banhando, todos os dias.

Vida ativa: são extremamente ativos. Trabalham na agricultura, vivem em uma região montanhosa e precisam subir e descer desníveis consideráveis todos os dias. Praticam jogos desportivos diariamente, até os 100 anos de idade.  Estão em constante movimento.

Não conhecem o estresse: Os Hunza não sabem o que é estresse. Estão sempre de bom humor, possuem um estilo de vida calmo, nunca ficam nervosos, controlam os nervos com uma maestria invejável.

Com esse estilo de vida, os Hunza vivem muito tempo. As mulheres de 70, 80 anos aparentam ter 40, com uma silhueta esbelta e elegante. Os homens têm virilidade até os 100 anos e a procriação é alta. São pessoas que vivem a vida de maneira simples, sem preocupações, e que prezam pela sua saúde e alegria.

11 Comments

Leave a Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Estupro: veja 12 notícias que mostram como é difícil lidar com este assunto

dieta da mente para prevenir Alzheimer e Parkinson

Dieta MIND: Como prevenir Alzheimer e Parkinson?