em

Homem fica com sangue branco de tanta gordura

O caso ocorreu aconteceu na Alemanha recentemente, enquanto o paciente sentia náuseas e dores de cabeça
Crédito: Twitter @AnnalsofIM

Um caso no mínimo curioso aconteceu na Alemanha recentemente. Um paciente que estava se sentindo mal chegou ao hospital com náuseas e outros sintomas. Depois de ter sido examinado, os médicos identificaram a possível causa dos sintomas. O que eles não contavam era que seu sangue estivesse branco de tanta gordura. Entenda o que aconteceu.

Entenda a história

Philipp Koehler é um médico especialista no setor emergencial do Hospital Universitário de Colônia, na Alemanha. Ele foi o médico que atendeu o paciente em questão e diz nunca ter visto um caso similar a este.

O paciente, que chegou ao hospital com náuseas, dor de cabeça e vômito, tem 39 anos e teve a sua identidade omitida para a imprensa. Ele sofre de diabetes e não fez uso dos seus medicamentos de uso contínuo por dias, antes do acontecimento. Inclusive, ele estava com o estado de alerta muito baixo, conforme passavam as horas.

Homem fica com sangue branco de tanta gordura entenda
Crédito: Freepik

O caso foi publicado na revista Annals of Internal Medicine. Na publicação contavam as informações de que o paciente havia sido submetido de imediato a um tratamento intensivo. Com isso, os testes feitos revelaram que ele estava sofrendo com uma síndrome de hiperviscosidade no sangue, que se dava ao nível demasiado alto de triglicérides no sangue.

Após a revelação, os médicos ficaram abismados com um detalhe em particular: a cor do sangue do paciente. Dr. Philipp conta que “inicialmente, o tom do sangue era mais claro que o normal. Parecia mais sangue arterial, mas com um brilho branco. Após a sedimentação, uma parte branca se separou do sangue saudável, que permaneceu na parte inferior”.

O médico ainda conta que o sangue estava com uma cor leitosa, esbranquiçada. Com isso, foi preciso encontrar alternativas para começar o tratamento o mais rápido possível. Os médicos utilizaram um maquinário específico para tentar retirar a maior quantidade possível da gordura presente no sangue do paciente, reduzindo assim a viscosidade dele.

Infelizmente, os médicos se depararam com uma situação tanto quanto extrema, pois os filtros da máquina entupiram várias vezes, tendo assim que encontrar outra alternativa. Dr. Philipp e sua equipe tiveram de recorrer a flebotomia, depois do procedimento anterior falhar.

Homem fica com sangue branco de tanta gordura conheça
Crédito: Twitter @AnnalsofIM

A flebotomia é um procedimento no qual é extraído o sangue do paciente para que seja substituído pelo sangue de um doador compatível. O médico conta: “não tivemos escolha. Precisávamos levar o paciente a um estado em que os procedimentos padrão para remover os lipídios do sangue fossem novamente possíveis”.

Graças à agilidade médica, a técnica aplicada funcionou. Os médicos conseguiram baixar os níveis de triglicérides do paciente. Inclusive, o paciente não tem nenhum sintoma residual e recebeu alta. Agora ele recebe atendimento ambulatorial.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
Comentários
cancer de mama de origem hereditaria
Só 10% dos casos de câncer de mama são de origem hereditária
hidratar os pés
Hidratar os pés: dicas e receitas para fazer corretamente