benedito e vozinha
Crédito: Arquivo pessoal
em

A história do neto e sua avó com Alzheimer que ficaram famosos na internet

Os vídeos dessa dupla continuam fazendo sucesso, mesmo após o falecimento da vozinha

Há 12 anos a senhora Adelina de Sousa Sales foi diagnosticada com Alzheimer, uma doença neurodegenerativa do grupo das demências. Quando o diagnóstico aconteceu, o seu neto, Benedito Aarão, atualmente com 33 anos, resolveu parar de trabalhar para cuidar dela.

Benedito então teve a ideia de gravar vídeos com a sua “vozinha” – como agora dona Adelina é conhecida, para publicar no YouTube e no Facebook. A intenção era mostrar às pessoas como é a rotina com uma pessoa que é portadora de Alzheimer, mas de forma divertida.

“Todos os meus amigos já se apaixonaram por ela logo depois do primeiro vídeo. Em determinado dia, meu Facebook amanheceu com sete mil seguidores e isso foi só aumentando. Eram vários relatos de pessoas que eu nem conhecia dizendo que amavam a vozinha. Gente com depressão, pessoas que perderam um ente querido. Não esperava por isso e nem imaginava que poderia ajudar outras pessoas em situações difíceis”, contou o rapaz, em entrevista ao Jornal de Brasília.

O neto ainda fez questão de contar que, quando era criança, a vozinha cuidava demais dele, sempre atenciosa e amorosa: “a preocupação era demais comigo. Era comida no prato e ela não podia me ver descalço. Sempre tivemos um contato muito de perto e agora estamos mais próximos ainda”.

A descoberta da doença

Quando dona Adelina foi chegando perto dos 75 anos, a família notou sinais de alerta por causa da sua memória que estava falhando. Ela não conhecia mais o caminho de volta para casa quando saía para ir à igreja ou ao banco, esquecia o nome dos filhos e onde colocava as coisas.

A memória falha é sempre com relação às coisas atuais, conta Benedito: “o estranho é que ela não se esquece de coisas do passado, somente as do cotidiano. Ela se lembra de coisas que aconteceram há muito tempo, mas se perguntar se ela já tomou banho hoje ou se comeu, ela não se lembra”.

A dupla fez sucesso no YouTube

Então, diante da doença da avó, e de todas as lembranças boas que ele sempre teve da convivência com ela, Benedito resolveu se dedicar à vozinha em tempo integral, sempre procurando manter uma rotina agradável, que ele gostava de compartilhar com todas as pessoas inscritas no canal Nossa Novela.

Essa rotina aconteceu até agosto de 2018, quando a vozinha faleceu, aos 86 anos de idade. O canal deles no YouTube ainda está no ar, e conta com 1,62 milhão de inscritos que continuam assistindo aos vídeos divertidos dessa dupla.

Com informações de Jornal de Brasília

receitas de chuchu de forno

Chuchu de forno: aprenda 4 receitas fáceis

bombeiro se emociona ao resgatar criança

Bombeiro se emociona depois de salvar criança que se afogava