Menu

10 Hábitos que mantêm a casa sempre limpa

Com algumas pequenas escolhas no dia a dia, você vai conseguir deixar seu cantinho sempre em ordem

Crédito: Freepik

Publicidade

Você já reparou que tem gente que parece nem precisar arrumar a casa, pois está sempre limpinha e em ordem? Existe um segredo para que ela fique sempre assim. Descubra como fazer o mesmo com a sua, com essas dicas preciosas.

Hábitos para uma casa sempre arrumada

Seria ótimo poder dizer que o segredo é não bagunçar. Só que isso é impossível. Não tem como deixar de sujar uma louça, bagunçar um pouco as almofadas do sofá ou desarrumar a cama. Mas tem sim como fazer a bagunça desaparecer mais rápido para que tudo seja mantido em ordem. O segredo é fazer sempre um pouquinho, com a colaboração de todos. Veja as dicas!

1. Arrume a cama

Parece simples, mas uma cama arrumada faz toda a diferença no astral da sua casa. Então, levantou, forre a cama. Se quiser deixar aquele tempinho para ela esfriar, crie o hábito de fazer isso logo depois do café.

2. Mantenha a pia limpa

Sujou um copo, lave na hora. Dessa forma evita juntar aquele monte de louça e criar aquele ambiente nada saudável na sua cozinha. Claro que cada membro da casa deve fazer o mesmo. Se tiver crianças, use copos de cores diferentes para cada um (assim você sabe quem foi o “culpado”).

Publicidade

3. Deixe sapatos sempre no lugar

Nada de chegar e espalhar bolsa, casaco e sapatos pela casa. Vá direto para o local onde devem ser guardados e fique livre dessa bagunça. O mesmo vale para as crianças com as mochilas e todos os outros membros da família.

4. Arrume as roupas antes de sair

A menos que esteja muito, mas muito atrasado, não saia de casa deixando as roupas jogadas sobre a cama, as maquiagens bagunçadas na pia e o quarto virado em um caos. Coloque tudo de volta no lugar antes de sair para não ter essa tarefa extra quando voltar.

5. Limpe sua mesa de trabalho

Se você trabalha em casa, escolha um dia da semana para dar uma geralzinha na sua mesa de trabalho, antes de começar a trabalhar ou quando finalizar seu expediente. O melhor é fazer isso na segunda de manhã ou na sexta fim do dia. Assim, não precisa se preocupar com isso no dia da faxina geral e vai trabalhar com mais disposição e bem-estar.

6. Limpe enquanto usa

Você já reparou que, em algumas casas, fica um rodo no box do banheiro? Pode não ser a coisa mais linda, mas ajuda muito na manutenção. Aproveite quando sair do banho para puxar a água com o rodo. Depois, que tal borrifar um pouco de álcool no espelho e secar com papel mesmo? Se você for limpando à medida em que usa, não vai perder tanto tempo na limpeza geral.

Publicidade

7. Organize uma coisa por dia

Se você não tem tempo ou não quer usar seu dia de folga para ficar horas faxinando, separe uma horinha de cada dia para fazer uma tarefa, seja varrer os cômodos, tirar o pó, trocar os lixos, lavar, estender e recolher a roupa, enfim, conforme sua necessidade. Assim, essas coisas vão estar sempre feitas.

8. Recolha o que estiver pelo chão, assim que notar

Quando se levantar da sala para ir à cozinha, não finja que não viu um sapato fora do lugar, uma bola de pelo do seu gato ou cachorro, um brinquedo jogado no chão. Recolha e guarde no lugar, antes que acumule. Aliás, se for um brinquedo do seu filho que já tem idade para cuidar dos brinquedos, chame-o para recolher e guardar, assim vai criando o hábito.

9. Tenha kits de limpeza nos banheiros e cozinha

Pra não dar preguiça de ir buscar o produto, o pano e a escovinha, tenha uma caixinha com kits de limpeza nos banheiros, na cozinha e onde mais achar conveniente. Coloque uma esponjinha ou escovinha, um pano limpo e um desinfetante ou limpa-vidros para usar sempre que vir uma sujeirinha na pia, no espelho ou no vaso. É mais prático e rápido do que deixar a sujeira acumular.

Publicidade

10. Organize os dias e delegue responsabilidades

Sente-se com sua família e organizem os dias para cada tarefa, como lavar roupas, tirar pó dos móveis, lavar o banheiro, etc. Dessa forma, vai ficar mais fácil deixar tudo limpo e cheiroso. E lembre-se, nada de fazer tudo na casa! Todos que moram no mesmo teto devem colaborar para que ele fique sempre como deve ser, um lar.

Veja também: como as crianças podem ajudar nas tarefas domésticas

Sair da versão mobile