Que as ruas estão cheias de pessoas boas, isso é um fato. Mas infelizmente há ainda muitos golpes que podem sair realmente caro. Então, o ideal é conhecer cada um deles e saber como evitar cair nas armadilhas para não se deixar levar pelo barato e fácil.
Veja também: como se prevenir dos golpes de WhatsApp
8 Golpes mais comuns
Não existe almoço grátis, isso é fato. Mas quais seriam os golpes mais praticados pelo Brasil? Por mais que seja um tema incômodo, é preciso falar sobre ele. Então, atenção à lista e certamente, aos convites bons demais para ser verdade.
Aluguel de imóvel
Mais comum do que você pode imaginar, essa é uma forma terrível de tirar dinheiro dos outros. Uma pessoa oferece um imóvel para alugar – geralmente pela internet – e fecha com desconhecidos de assinar os papeis.
No encontro, ele diz que esqueceu algo ou outro problema, mas te passa a chave ‘em confiança’, desde que pague a metade do aluguel. O problema é que o imóvel não existe e você perdeu dinheiro, somente. Nunca feche nenhum negócio 100% online e sem ver o imóvel e ler o contrato com firma reconhecida do proprietário.
Objeto perdido
O foco pode ser um celular, documento, carteira… Algo de valor para você. Também pode ser algo que você anunciou como perdido nas redes sociais. O bandido entra em contato e diz que está com o objeto e quer te enviar. Pede então o dinheiro para o transporte, sempre solícito e educado. Você então manda o dinheiro e nada de receber o objeto (e nunca irá). O ideal é não fazer transferências financeiras para pessoas que não conhece, se for o caso, você paga assim que receber.
Vaquinhas online
Super na moda agora, as vaquinhas online são uma verdadeira bênção para muitas pessoas que realmente precisam. Mas obviamente, sempre tem alguns metidos a espertos que tentam abusar da boa vontade dos outros. Por isso, o ideal é que você contribua somente com vaquinhas e arrecadações de pessoas conhecidas ou indicadas.
Cigana na rua
Esse golpe é tão antigo que já deveria ter sido extinto. Pelas ruas das grandes capitais do país, muitas mulheres trajadas de ciganas levam sua cultura e beleza, fazendo adivinhações e leituras. Porém, algumas pessoas não são nem mesmo ciganas, mas se trajam como tal. Ao abordar as pessoas na rua, sorrateiramente, levam seus pertences, sem que percebam. De qualquer forma, o ideal é realmente evitar o contato, pois nunca se sabe quem é quem.
Ingressos falsos
Flores
Está lá o casal tranquilo, curtindo o dia juntos e aparece uma pessoa simpática, com diversas flores na mão. Ela entrega uma à mulher, de forma elegante e persuasiva, porém não se trata de um presente. Ela vira para o parceiro e cobra pela flor, geralmente um valor muito mais alto do que na floricultura (que já cobra caro). Coagido, ele acaba pagando o preço. Não tenha vergonha de dizer não e devolva a flor.
Pirâmide
Inúmeros escândalos envolvendo esquemas de pirâmide já apareceram na imprensa. Porém, muitos outros, de menor porte, circulam por aí, desapercebidos. É o caso de pseudo-clubes de produtos e benefícios, que na realidade não passam de esquemas para tirar seu dinheiro. Ele leva um tempo para quebrar, mas quando o faz, muita gente sai no prejuízo. Desconfie de propostas que prometem riqueza em pouco tempo.
Sorteios e prêmios
Seja por correspondência, e-mail ou pelo celular, existem muitos ‘sorteios’ que te prometem grandes prêmios. Porém, além de não receber nada, você também pode perder dinheiro. Isso porque você é obrigado a fazer um depósito inicial para pagar eventuais despesas, seja com encargos ou transporte, de um produto que nunca irá receber. Se você receber mensagens assim, marque como spam e ignore.

