Crédito: Freepik

Contar histórias fazendo gestos de batida é mais eficaz para as crianças

“Os resultados revelaram que as crianças que foram expostas à condição de batida apresentaram maior ganho nos escores de estrutura narrativa”

Publicidade

Você deve conhecer alguém que se expressa fazendo muitos gestos. Nem todo mundo desenvolve essa característica, mas, pode ser um benefício na hora de contar histórias para crianças e esperar que elas se envolvam no enredo.

De acordo com um estudo, publicado na revista científica Developmental Psychology, usar gestos de batida, que marcam o ritmo das frases, pode melhorar o entendimento das crianças sobre a narrativa, além de aumentar sua capacidade de estruturar novas histórias.

Como o estudo foi conduzido

Para chegarem à conclusão de que as crianças prestam mais atenção nas histórias contadas com gestos de batida, os pesquisadores fizeram um teste e analisaram as respostas.

Eles convidaram 44 voluntários de 5 a 6 anos, idade em que geralmente as crianças ainda não estão alfabetizadas.

Publicidade

Após assistirem a um desenho animado sem diálogos, os cientistas pediam para que os pequenos contassem a sua interpretação da história que tinham visto.

Depois disso, as crianças foram expostas a uma sessão de treinamento em que observaram um adulto contando um total de 6 histórias de 1 minuto sob 2 condições experimentais entre dois grupos.

Um dos grupos assistiu a uma contação de histórias com gestos que marcavam o ritmo das palavras ou frases mais importantes, e o outro grupo viu histórias sendo contadas sem estas marcas. Ao final, as crianças repetiam o teste em que criavam a história.

Aproveite e veja: Filho tímido: como ajudar a criança a lidar com esta característica?

Publicidade

O resultado foi a favor do uso de gestos

Quando os pesquisadores compararam as estruturas narrativas das histórias antes e depois dos testes, perceberam que quem obteve melhora foram as crianças que assistiram a histórias contadas com os gestos ritmados.

Conforme relataram no estudo, “os resultados revelaram que as crianças que foram expostas à condição de batida apresentaram maior ganho nos escores de estrutura narrativa. Este estudo mostra assim, pela primeira vez, que uma breve sessão de treino com gestos de batida tem benefícios imediatos para o desempenho do discurso narrativo das crianças.”

Eles ainda ressaltaram que gestos icônicos, de bater e de apontar, são importantes precursores da linguagem precoce e do desenvolvimento cognitivo das crianças.

Publicidade

Elas prestam mais atenção, e aprendem mais facilmente com gestos porque é o que usam para se comunicar, quando ainda não sabem falar. É uma memória que vem à tona, mesmo aos 5 ou 6 anos, criando uma conexão maior com a criança dentro da narrativa.

Veja também: Sinais de comunicação dos bebês: como entender o que o seu filho está querendo

PODE GOSTAR TAMBÉM