Colesterol alto? Utilize a semente de gergelim diariamente e proteja o seu coração

Semente de gergelim possui substâncias capazes de regular o colesterol no sangue

Publicidade

O gergelim é uma semente muito utilizada na culinária árabe. Porém tem sido cada vez mais consumida no Brasil após descobrirem tantos benefícios associados ao seu consumo, principalmente no controle das taxas de colesterol e no auxílio a perda de peso.

O problema do colesterol alto é muito comum e prejudicial à saúde cardíaca. Após a avaliação médica, em muitos casos os medicamentos são indicados. Entretanto, mudanças na alimentação devem acompanhar esses medicamentos para uma melhora do quadro.

O gergelim tem um efeito importante na regulação das taxas de colesterol e a inclusão desse alimento na sua dieta, junto com outros hábitos saudáveis, irá ajudar a controlar os níveis de colesterol sanguíneo.

Ao consumir gergelim, o seu coração agradece

Rico em vitaminas e gorduras monoinsaturadas (gorduras do bem), também é o segundo alimento mais rico em lecitina (fica atrás apenas da soja). O que a lecitina tem de importante? Ela impede que as gorduras ruins fiquem grudadas nas paredes das artérias, vindo a se acumular e diminuir a passagem do sangue.

Publicidade

Também é rico em vitamina E, antioxidante poderoso que protege as artérias e ainda previve o aparecimento de rugas e envelhecimento precoce. Outro grande poder do gergelim é o seu teor de cálcio, um dos maiores da natureza! Consumindo gergelim diariamente, a saúde dos seus ossos está protegida.

A casca que envolve a semente e que consumimos é rica em fibras e também ajuda no controle do colesterol. Além disso, as fibras formam uma espécie de mucilagem no intestino, lubrificando as paredes do órgão e promovendo o trânsito intestinal. Dê adeus a prisão de ventre! Pela mesma razão deve ser consumido por quem sofre de hemorroidas.

A sesamina e sesamolina, duas substâncias presentes na semente de gergelim, são potentes reguladores do colesterol sanguíneo, ajudando na prevenção de doenças cardíacas como infartos e derrames.

Originária da Ásia e da África, podemos encontrar três tipos de gergelim: branco, marrom e preto, sendo o preto o mais rico em fibras. Seu custo não é alto e é facilmente encontrado em feiras e supermercados.

Publicidade

Como consumir o gergelim?

Algumas sugestões:

  • Salpicar em saladas e sopas
  • Preparar pães e bolos com gergelim
  • Adicionando a sucos e vitaminas
  • Preparando gersal e utilizando como substituto do sal para temperar carnes, massas, legumes (receita abaixo)

O gersal é uma mistura de gergelim e sal marinho, utilizado para temperar alimentos. Essa é uma excelente opção de uso do gergelim, assim você irá diminuir o consumo de sal, aproveitar os benefícios do gergelim e ainda ganhar um sabor especial no preparo das suas refeições. Tendo o gergelim sempre à mão, não há desculpa para não consumir essa poderosa semente.

Assista o vídeo:

Atenção: As dicas oferecidas no site não substituem uma consulta ao seu médico. Caso sofra de alguma das doenças referidas acima, procure um especialista.

PODE GOSTAR TAMBÉM